Muitos fãs de anime tentam passar longe de One Piece de Eiichirio Oda pois a série seria longa demais, mas a maioria que decide se aventurar no anime percebe que a quantidade de episódios é na verdade pouca, pois a série é verdadeiramente um espetáculo.
De fato, One Piece é um dos melhores shonen das últimas décadas e evitar o show por ser muito longo pode acabar virando um arrependimento mais tarde, então confira abaixo 7 bons motivos para começar One Piece agora mesmo.
One Piece tem um dos maiores mistério dos animes
Todo bom anime tem seus mistérios que prendem os fãs na ponta de seus assentos, mas ao falarmos de One Piece, talvez nenhum outro shonen consiga fazer isso melhor.
Afinal, tem fã de One Piece que está desde 1997 tentando descobrir o que é o tesouro One Piece deixado pelo rei dos piratas. É um mistério que já tem quase 30 anos; muitos fãs certamente partiram sem descobrir o que raios é o One Piece. Não só isso, a série também tem uma tonelada de outros mistérios, tudo conectado, alguns revelados depois de vários anos e as coisas lentamente vão se encaixando.
One Piece é um dos shonen com melhor animação do mundo
One Piece é um shonen bem velho, o que significa que o começo da história tem uma animação que pode ser considerada ruim para fãs de anime mais modernos como Demon Slayer. Entretanto, com o passar dos anos, cada novo arco de One Piece vai entrando em uma nova era. O anime foi se tornando cada vez mais popular no Japão e no mundo e os investimentos em animação se tornam cada vez maiores.
A série tem alguns dos episódios mais bem animados dos animes shonen, e a maior virada acontece no arco Wano, onde One Piece adota um novo estilo de animação e lutas muito melhores. Se você passar dos primeiros arcos – que já te deixarão maravilhado com a história especular – mais tarde você será presenteado com algumas das melhores lutas de anime de todos os tempos!
Os temas e tropos de One Piece são únicos no meio shonen
Muitos shonen hoje em dia repetem os mesmos tropos, como torneios de artes marciais, transformações que chegam em escala universal ou o protagonista bondoso que converte o vilão. Os temas são sempre parecidos, o protagonista luta contra os caras maus e salva o mundo.
Como um shonen clássico, os fãs podem encontrar muitos tropos, mas o autor Eiichiro Oda faz de uma maneira completamente diferente. Por exemplo, você não vai ver o Luffy convertendo vilões, mas destruindo seus sonhos, que é o mesmo mata-los no mundo pirata. O autor também é cuidadoso em manter os personagens com o pé no chão com seus poderes para nao sair do controle como em Dragon Ball ou Naruto.
One Piece também vai além com seu tema mais complexo ao abordar questões como opressão, liberdade, racismo, corrupção, pobreza, justiça e muito mais. O autor explora isso de forma muito interessante, de modo que mantém os espectadores prendidos à história, e é algo que não se vê muito em outros shonen.
One Piece trabalha cuidadosamente cada personagem principal
One Piece já apresentou centenas de personagens ao longo de mais de mil capítulos, mas o autor consegue trabalhar com calma uma boa porcentagem, especialmente os protagonistas e elenco de apoio.
Shonens como Naruto começaram introduzido uma dúzia de personagens, mas o autor foi introduzindo cada vez mais personagens e chegou num ponto que havia vários sentados no banco enquanto a história girava em torno de dois personagens. O mesmo poderia ser dito para Dragon Ball ou outros shonen. O autor de One Piece sempre foi claro sobre a história ter 10 personagens principais – os chapéus de palha – e ele deu atenção devida para cada um deles. Personagens coadjuvantes como Law, Doflamingo, Boa Hancock e muitos outros também são muito bem trabalhados.
One Piece está perto do final
Imagina que você tá nos anos 2000 e alguém te recomenda One Piece, mas você sabe que a série só vai terminar lá em 2025 ou 2026. Não daria nenhuma vontade de começar, não é mesmo?
Mas estamos em 2024, prestes a entrar em 2025, o que significa que One Piece está praticamente no clímax da história. É o momento ideal para ser um fã de One Piece e desfrutar a melhor parte da história que o autor ja expressou que tanto queria desenhar. Começando agora One Piece, você ainda pode acompanhar os fãs mais velhos nessa jornada e apreciar a saga final antes de sua conclusão.
One Piece tem a melhor construção de mundo dos shonen
Eu já vi muitos shonen e estou tentando lembrar de algum com uma construção de mundo (worldbuilding) como o de One Piece mas não tá vindo nenhum à mente.
Enquanto procuram o tesouro One Piece em sua viagem pelo mar, Luffy e seus amigos passam por várias ilhas, e cada ilha é como se fosse um universo completamente diferente um do outro. Cada ilha é única, com sua própria arquitetura, muitas vezes com suas próprias raças, costumes e etc. Muitas ilhas sao baseadas no mundo real, como em lugares como Egito (Alabasta), Itália (Dressrosa), Japão (Wano) e por aí vai.
One Piece tem um sistema de poder muito interessante e fácil de acompanhar
No mundo de One Piece, existem diferentes frutas do diabo que quando comidas concedem poderes, como a Mera Mera no Mi, que permite o usuário manipular fogo. Além disso, há o Haki, que é uma “aura” que pode ser manipulada e aprimorada, seja para realizar ataques mais fortes ou até mesmo prever o futuro. O sistema de poder de One Piece é muito simples e interessante e permite o autor criar várias lutas criativas.
O sistema é fácil de acompanhar em relação a séries como Hunter x Hunter, onde um fã médio pode ficar perdido com toda a explicação sobre Nen, sendo também mais variado do que o chakra de Naruto ou Ki de Dragon Ball, pois One Piece introduziu mais de uma centena de frutas do diabo, cada uma convencendo um poder único e essa é uma boa razão para começar a série.
Pode te interessar também: Naruto: Criador revela como ele foi influenciado por One Piece