O criador de One Piece, Eiichiro Oda, é frequentemente considerado um gênio pelos fãs pela capacidade de antecipar e prenunciar eventos no mangá. No entanto, mesmo o Oda não consegue prever tudo, e a maior prova disso está numa revelação feita em 2017 por um dos seus editores.
De acordo um dos editores do Oda em julho 2017, num talk show, antes do arco Marineford, Oda de repente perguntou ao seu editor: “O que você acha se Ace acabar sendo o filho do Roger?“. O editor ficou muito surpreso e Oda ficou feliz com a forma como ele reagiu e então o autor decidiu quer seria isso mesmo.
A relação de Ace e Roger não estava nos planos

Ace é introduzido como irmão do Luffy em One Piece, mas na época ninguém sabia ao certo que ele era seu irmão adotivo, sem ter conexão sanguínea. Os fãs teorizaram por anos, com alguns até acreditando que eles tinham mães diferentes, mas a virada veio em Marineford, quando é revelado que Ace na verdade era filho de Gol D. Roger, o rei dos piratas, e não de Monkey D. Dragon.
De acordo com um dos editores do Oda, isso não estava nos planos do criador de One Piece, mas era uma ideia muito boa para ignorar. Ainda mais porque o autor de One Piece nunca deixou claro que Ace era irmão de sangue do Luffy, e essa foi a brecha perfeita para ele contar que Ace na verdade era filho de Gol D. Roger e que sua relação com Luffy era apenas de irmãos adotivos. A história até aquele ponto estava ao lado de Oda, por isso a revelação de que Ace era filho do rei dos piratas caiu como uma luva, chocando os fãs.
Oda é um mestre em improvisar

Isso mostra que o autor de One Piece pode não ser bem o gênio que sabe tudo o que vai acontecer de forma altamente planejada. Oda não sabia desde o começo que Ace seria filho do Roger, e só veio com isso vários anos após o início da história, mas Oda prova ser um gênio em improvisar detalhes como esse e inclui-los na trama perfeitamente, sem parecer nada forçado. Ele cria pontos de trama repentinos – mas bem alinhados – que causam choque nos fãs.
Não deveria ser surpresa, afinal, estaríamos superestimando demais Oda se acreditássemos que o mangaká criou uma história de mais de 1.000 capítulos por quase 30 anos já sabendo tudo o que aconteceria. O próprio criador de One Piece já disse em entrevista que o que ele realmente tem em mente é o final de One Piece, e o resto ele vai colocando tijolo por tijolo.
Leia também: 10 curiosidades sobre Portgas D. Ace de One Piece