Um tropo popular é aquele de que “o verdadeiro tesouro são os amigos feitos ao longo do caminho”, sobre pessoas que gastam muito tempo para encontrar o que acham que é muito valioso, apenas para descobrir que não é o que esperavam, algo que a gente vê muito em anime e mangá, inclusive até mesmo em One Piece.
Por isso, o criador de One Piece, Eiichiro Oda, foi questionado numa entrevista se o tesouro final, que está em Laugh Tale, seria na verdade relacionado aos laços e família que a tripulação formou, e autor deu uma resposta bem interessante.
- Por que Eiichiro Oda esconde o rosto?
- Todas vezes que Eiichiro Oda mostrou que os Yonkou são superiores aos Almirantes
O tesouro de One Piece não é a jornada ou amigos

De acordo com Oda (via sandman), ele odeia esse tipo de final, mencionando o Mágico de Oz, que ele assistiu quando criança, onde a aventura em si era o tesouro. Oda então diz que o tesouro One Piece é algo físico, afirmando que os Chapéus de Palha tiveram uma aventura de verdade, então eles merecem um tesouro de verdade.
Como você pode ver, Oda não é muito fã disso, mas esse tropo é muito comum, e ele até aparece em One Piece. Por exemplo, num especial de One Piece, Luffy ajuda uma convidada a encontrar o tesouro do pai dela, e o tesouro era uma pérola gigantesca que não podia ser movida. O verdadeiro valor da pérola era que ela é um símbolo do desejo de aventura do seu pai.
Também vemos isso em Dragon Ball, como quando Goku subiu a Torre Karin em busca da água sagrada pra ficar mais forte, mas era só água da torneia, e a força ele ganhou ao subir a torre. Aliás, por falar nesse tropo, achei esse site aqui que explica melhor como ele funciona, e fiquei surpreso ao ver que ele aparece em séries como Frieren, Hunter x Hunter, Fruist Basket, Lupin III, Jojo’s, além de filmes, quadrinhos, jogos e muito mais.