De acordo com dados recentes do Similarweb, um site conhecido por fornecer métricas sobre tráfego de internet, o maior site pirata de anime, o Hianime, atingiu 373.5 milhões de visitas no último mês, e esse número supera as visitas da Crunchyroll ou Disney +.
Para comparação, o Crunchyroll, que é o maior streaming online de anime legal do ocidente, fez 121.7 milhões de visitas no último mês. O Hianime também supera o site da Disney +, que fez 352.8 milhões de visitas no último mês.
Acessos no mês de dezembro
- Crunchyroll: 121.7 milhões
- Disney +: 352.8 milhões
- Hianime (site pirata): 373.5 milhões
No mês de novembro de 2024, o Hianime fez 331 milhões de visitas, e em dezembro saltou para 373 milhões, um crescimento de mais de 40 milhões de acessos. O Disney + também viu um crescimento significativo nestes meses, indo de 328 milhões para 352 milhões de acessos, mas ainda abaixo do Hianime. Já a Crunchyroll fez 119 milhões de visitas em novembro e 122 milhões em dezembro, um crescimento de apenas 3 milhões.
A página @AniNewsAndFacts do X viralizou com essa notícia e um usuário comentou: “Isso talvez não fosse algo tão grande se essas empresas parassem de cobrar preços altos que aumentam, censurando conteúdo e retirando recursos“.
Outro usuário comenta: “O maior problema é que as empresas estragam tudo ao dividir tudo em um monte de serviços diferentes. Lembra quando tudo estava no Netflix/Hulu? Facilidade de acesso = pirataria diminui.“
Sites piratas de anime no Brasil
O incrível número de visitas do Hianime é mais de estrangeiros, já que os episódios são dublados e legendados apenas em inglês, mas aqui no Brasil também há vários sites piratas. Recentemente, a CODA anunciou o fechamento de 15 sites de anime brasileiros piratas, que somavam cerca de 120 milhões de visitas.
Pra quem não sabe, o CODA é um grupo formado por produtoras e estúdios japoneses que incentivam a distribuição legal de conteúdo fora do Japão e eles já derrubaram vários outros sites de anime, como a OPEX, que foi um dos maiores sites de One Piece no Brasil.
A CODA estima que os danos causados por pirataria dos conteúdos japoneses supera entre 12-14 bilhões de dólares. Eles devem continuar tentando limitar o alcance de pirataria com intimações judiciais e provavelmente as horas do Hianime estão contadas.
Fontes: X, Similar Web 1, 2, 3