O mangá de One Piece entrou em um hiato inesperado nesta semana pois a saúde do autor Eiichiro Oda acabou piorando de novo.
A confirmação veio da Shonen Jump em 14 de novembro, a editora do mangá, que se desculpou com os fãs que aguardavam o novo capítulo e agradeceu o apoio.
Não sabemos o que aconteceu, mas poucos dias antes disso Oda havia visitado a África para ajudar no live-action, e é possível que as mudanças climáticas ou outras coisas possam ter abalado sua saúde.
A revista disse em 14 de novembro de 2024:
Devido a péssima condição da saúde do autor, One Piece vai entrar em pausa na próxima semana. Pedimos desculpa aos leitores pelo anuncio repentino. Obrigado a todos pelo suporte.
Nova atualização da saúde do autor
Em uma nova atualização em 15 de novembro, a página oficial de One Piece confirmou que a condição de Oda está melhorando.
A saúde de Oda-sensei está melhorando agora. Muito obrigado.
A saúde de Oda é uma velha discussão
Oda ficou doente várias vezes ao longo da publicação do mangá One Piece, que já dura mais de 25 anos, e uma das razões é a rotina brutal do mangaká, pois ele já chegou a trabalhar 20 horas por dia, dormindo por apenas 3 horas, e muitas vezes ficando sem comer, quase nunca tendo folga.
Mais precisamente falando, Oda dedidou 27 anos para One Piece, e ao longo desse tempo ele fez 6 pausas devido a problemas de saúde.
A primeira foi em maio de 2013 para se recuperar de um abscesso peritonsilar, enquanto a segunda foi em janeiro de 2019, quando foi revelado que seu médico achou sinais de diabetes devido a falta de atividades físicas.
Em 2020, Oda descobriu problemas de pressão alta e recebeu um monitor para ajudar a controlar o problema. Ele confirmou que sofre de problemas de pressão arterial e precisa ficar de olho nisso, afirmando que seu médico o envia os números todos os dias para saber se ele está bem. Em outubro do mesmo ano, a Shonen Jump anunciou uma pausa por um problema de saúde repentino de Oda.
Em julho de 2023, Oda passou por uma cirurgia ocular, e o caso mais recente é o de novembro de 2024.
Como você pode ver acima, a maioria dos problemas de saúde e pausas de Oda começaram a partir de 2019, com vários outros problemas se tornando mais frequentes em intervalos menores, o que é bem preocupante.
Isso acaba levando os fãs a debate sobre as condições de trabalho dos mangakás e se as editoras podem ser culpadas por isso e também sobre One Piece mudar para um lançamento mensal ao invés de semanal.
Mas uma coisa é certa: os fãs deveriam apreciar mais o que Oda faz, pois ele dedicou praticamente toda sua vida até agora para One Piece, uma das melhores séries já feitas.
Fonte: X