Dragon Ball Z: Gohan foi uma das maiores decepções da série

Daniel Oliveira Por Daniel Oliveira - Editor-chefe
5 min de leitura

Akira Toriyama, o autor de Dragon Ball, é frequentemente creditado pelo desenvolvimento dos personagens em sua série, como o de Vegeta, que começa como um rival e inimigo do Goku lá no arco dos Saiyajins para se tornar um aliado e anti-herói favorito dos fãs a partir do arco Freeza.

Outro personagem que parecia ser promissor ao falarmos de desenvolvimento de personagem é o Gohan, o filho do Goku, introduzido no começo de Dragon Ball Z. Como mestiço de Saiyajin, ficou claro desde o começo que Gohan tinha um imenso potencial dentro dele, acima até mesmo do de Goku, mas a série falhou por muito tempo com o personagem.

Toriyama errou com Gohan em Dragon Ball Z

Reprodução: Crunchyroll

Gohan é introduzido no episódio 1 de Dragon Ball Z, quando Raditz vem a Terra para saber o que tinha acontecido com seu irmão Kakarotto. Ele sequestra Gohan mais tarde e é aqui que o filho do Goku revela seu poder pela primeira vez ao destruir a cápsula em que foi preso, liberando toda sua fúria, e o scouter do Raditz mostrava que ele tinha um poder de 1307, que era maior do que o do Goku.

Leia também: Por que Goku se segura quando luta contra Vegeta na saga Majin Boo?

Depois disso, Gohan foi treinado por alguns meses pelo Piccolo, e então chegamos a saga Freeza, onde ele prova ser um bom lutador apesar de muito jovem ainda. Mas só foi só na saga Cell onde as coisas começaram a esquentar para o Gohan, que parecia que estava sendo configurado como o protagonista daqui pra frente, especialmente após a morte do Goku, com a luta entre Gohan contra Cell perfeito sendo o ponto alto do seu personagem.

Mas, depois de um salto no tempo de 7 anos entre a saga Cell e Majin Boo, descobrimos que Gohan não havia exatamente se tornando o personagem que os fãs queriam. O próprio Vegeta fica decepcionado ao saber que após todos esses anos o Gohan ficou mais fraco. No final dessa saga, Gohan recebe a forma Mystic, superando o SSJ3 do Goku, mas o personagem logo foi deixado de lado.

Leia também: Todas mortes do Kuririn, em ordem

O grande problema com o Gohan

Reprodução: Crunchyroll

Gohan demonstrou muito potencial ao longo de Dragon Ball ao superar Goku e Vegeta várias vezes, mas o autor sempre deu um jeito de empurrar o personagem para o banco, o que era decepcionante.

Mas tudo tem a ver com manter o Goku como a grande estrela do show, pois ele é o protagonista e é o personagem que a maioria quer ver. Isso é ilustrado no começo de Dragon Ball Super também, onde Gohan fica mais no canto, com a série dando a desculpa de que ele está estudando.

Dragon Ball Super finalmente atende o pedido dos fãs

Reprodução: Dragon Ball Super: Super Hero

Depois dos primeiros arcos de Dragon Ball Super, a série finalmente começa a dar mais importância para o Gohan, começando pelo arco do Torneio do Poder, tanto no anime quanto no mangá, que mostram sua força e intelecto contra adversários poderosos como a fusão Kefla.

Mais recentemente, em Dragon Ball Super: Super Hero, Gohan finalmente alcança uma forma inédita, o Gohan Beast, que canaliza sua fera inferior, algo sugerido desde os primeiros episódios. Esse novo nível coloca Gohan no jogo mais uma vez e o próprio autor confirma que com isso ele é mais forte do que qualquer um.

Leia também: Por que Goku pegou o Freeza e não o Cell para o Torneio do Poder?

Editor-chefe
Seguir:
Criador do senkai.com.br, site dedicado ao universo dos animes e mangás. Atua como webmaster e analista SEO, garantindo que o site funcione perfeitamente e seja uma referência para os fãs de anime. Também é escritor, sendo responsável pela criação de conteúdo relevante e atualizado.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.