O anime Dragon Ball GT completou 29 anos em 7 de fevereiro de 2025. A série da Toei Animation foi lançada em 1996 como uma continuação de Dragon Ball Z para aproveitar o sucesso da franquia na época.
O criador original Akira Toriyama não teve muito envolvimento nos 64 episódios de Dragon Ball GT, que passou a ser considerada a ovelha negra da franquia por sua história fraca, mas ainda é um anime que marcou várias gerações.
Pensando em Dragon Ball GT, listei abaixo cinco curiosidades que você provavelmente não sabia.
O criador de Dragon Ball não tinha muito interesse em Dragon Ball GT
![](https://senkai.com.br/wp-content/uploads/2024/10/daima-gt.webp)
Quando o mangá Dragon Ball terminou em 1995, o criador Akira Toriyama já estava de saco de cheio de desenhar a história, especialmente porque ele já planejava terminar bem antes da saga Majin Boo, mas foi aconselhado a continuar devido a popularidade.
A série finalmente chegou ao fim com a morte do Kid Boo e Toriyama decidiu aposentar a caneta e o papel, mas o estúdio por trás do anime, Toei Animation, veio com a ideia de Dragon Ball GT, para aproveitar o sucesso que a franquia fazia, e Toriyama concordou e deu uma pequena ajuda com alguns designs de personagens e detalhes menores.
Pan não podia virar Super Saiyajin por um motivo terrível
![](https://senkai.com.br/wp-content/uploads/2024/08/pan.webp)
A Pan é filha do Gohan, o Saiyajin com mais potencial da série, mas ela nunca vira Super Saiyajin. Pan deve ter um quarto de células Saiyajins por ela ser filha de um meio Saiyajin mas ela ainda podia virar Super Saiyajin e o motivo pra isso não ter acontecido é outro.
O produtor Kozo Morishita revela que o papel da Pan era mais ser o da donzela em perigo enquanto Goku tinha que salvá-la. Isso se manteve ao longo de todo o anime, com Pan sendo colocando o incidente em movimento enquanto Goku resolve. Goku era o protagonista e eles não queriam tirar brilho dele. Por isso Pan nunca vira Super Saiyajin e nem tem muito destaque como heroína.
A melhor transformação de Dragon Ball GT não foi criada por Akira Toriyama
![](https://senkai.com.br/wp-content/uploads/2024/08/super-saiyajin-4-1024x576.webp)
O Super Saiyajin 4 é frequentemente considerada a melhor transformação de Dragon Ball, mas algo que poucos podem saber é que o falecido Akira Toriyama não foi responsável por criar essa forma.
A transformação foi criada por Katsuyoshi Nakatsuru, que trabalhou como design de personagem em Dragon Ball Z e GT. No livro Dragon Ball Anime Illustration Collection: The Golden Warrior, Nakatsuru fala mais sobre o processo, onde ele fala sobre como foi decidir as cores, e até considerou criar um pelo dourado ao invés do vermelho para o SSJ4.
Dragon Ball GT significa Grand Turismo
![](https://senkai.com.br/wp-content/uploads/2024/08/dbgt.webp)
Como dissemos, Toriyama teve pouco envolvimento com a produção de Dragon Ball GT, mas um deles é com a criação do título da série.
O “GT” significa Grand Tour, que em português seria Grande Turismo, ou seja, em referência a viagem por vários lugares. A série retrata isso em sua maior parte com Goku, Pan e Trunks viajando pelo universo em busca das Esferas do Dragão.
A canocidade de Dragon Ball GT é um debate entre os fãs
![](https://senkai.com.br/wp-content/uploads/2024/11/dragon-ball-daima-gt-1024x536.jpg)
Afinal, Dragon Ball GT é canônico? Esse é uma tema que costumava gerar muitas dúvidas nos fãs, pois Akira Toriyama afirma que é uma “história paralela”, mas a Shueisha colocou Dragon Ball GT na linha do tempo oficial da franquia, ao lado de Dragon Ball original e Dragon Ball Z.
A verdade é que Dragon Ball GT é de fato uma história paralela, que é apenas considerada oficial pela Shueisha, o que não necessariamente significa canônico. A maior prova disso é Dragon Ball Super, que se passa após o Z e ignora completamente a existência de Dragon Ball GT. No entanto, ainda seria possível Dragon Ball Super canonizar o universo de Dragon Ball GT no futuro, como alguma outra linha do tempo.
Mais: Os 5 mistérios que Dragon Ball GT nunca respondeu para os fãs