10 curiosidades sobre Dandadan

Daniel Oliveira Por Daniel Oliveira - Editor-chefe
10 min de leitura

Dandadan é um anime shonen de comédia, romance e ficção baseado no mangá de mesmo nome, criado por Yukinobu Tatsu. O anime saiu em 2024 e fez um enorme sucesso, por isso, para os fãs que estão buscando aprender mais sobre a série, confira abaixo 10 curiosidades sobre Dandadan, como inspirações, origem, censuras e muito mais.

Relacionados:

10. O final de Dandadan já foi decidido

Yukinobu Tatsu, o autor do mangá Dandadan, deu uma entrevista para linternaute em 2022, onde respondeu várias perguntas sobre a série. Aqui ele foi questionado sobre ter começado a história com apenas 3 capítulos em 2021, sem saber o final, e o entrevistador pergunta se ele já havia planejado como terminaria..

O autor então respondeu que o final de Dandadan já foi decidido! Agora ele e seu editor Hayashi estão apenas trilhando o caminho até chegar lá, colocando pedra por pedra, mas ele admite que não sabe direito o caminho para chegar lá e estão trabalhando nisso. Escrevo isso em dezembro de 2024 e não há previsão ainda para quando a história pode encerrar.

9. Dandadan censura algumas cenas

Anime
Mangá

Quando um mangá é adaptado em anime, ele geralmente passa por algumas mudanças, seja através de cortes de cenas ou censuras completas para evitar certos problemas, e isso aconteceu mais recentemente com o novo anime Dandadan, mas poucos notaram.

O mangá Dandadan, criado pelo Yukinobu Tatsu, está sendo adaptado pelo estúdio Science Saru, e a primeira grande mudança que o estúdio fez foi uma mudança política envolvendo ninguém menos do que Barack Obama. No primeiro capítulo do mangá, quando Okarun segura a revista “UFO” e começa a falar sobre aquelas conspirações todas, o mangá mostra o ex-presidente Barack Obama, incluindo o nome dele, enquanto Okarun relaciona aquilo ao Obama.

8. Qual o significado de Dandadan?

No anime e mangá, “Dandadan” não é apenas um título para o anime, pois é um objeto que foi mencionado pela primeira vez recentemente, no capítulo 163. É alguma coisa relacionada ao paranormal, mas especificamente ainda não sabemos do que se trata. Ele é representado por uma série de símbolos geométricos, que é o Center Eight Petal Hall, isso na imagem acima.

E se você me pergunta, a tradução para “Dandadan” é tão interessante quanto. Pois “Dan” significa “história” e isso é usado como sufixo para três termos. O primeiro é “histórias de fantasmas“, que é “Kaidan”, o segundo é “história estranha“, que é “kidan” e o terceiro é “experiência” que é taiken-dan”. Se formos traduzir “Dandadan” grosseiramente do japonês, seria “festa ousada“.

7. Dandadan é animado pelo estúdio Science Saru

Dandadan foi produzido por um estúdio de anime chamado “Science SARU“. É um estúdio menos conhecido do que aqueles como MAPPA ou Madhouse, mas eles produziram e ajudaram a fazer algumas dezenas de animes, e abaixo vamos listar os mais conhecidos:

  1. Devilman: Crybaby
  2. Ride Your Wave
  3. Star Wars: Visions
  4. Heike Monogatari
  5. Dandadan

O estúdio Science Saru, que produziu Dandadan, foi fundado em fevereiro de 2013. O estúdio é dirigido por Eun-Young Choi atualmente.

6. Dandadan é considerado um dos melhores romances e nem é de romance

Pra quem curte romance, Dandadan entrega alguns momentos que aquecem o coração, embora esse não seja o foco principal da série. O tema principal é a ação com ficção mas Dandadan ainda é considerado um romance melhor do que muitos por aí.

Romance não é muito um elemento explorado em animes shonen, como Dragon Ball ou One Piece, mas sempre vai estar presente, como em Naruto, mas muitas vezes os autores falham ao escrever isso. Entretanto, Dandadan faz um excelente trabalho com o romance de Momo e Okarun.

5. Como surgiu a ideia para Dandadan

Após o criador de Dandadan ter vários projetos rejeitados pelas editoras de mangás, ele perdeu toda sua motivação, mas, certo dia ele saiu para uma festa organizada pelo criador de Chainsaw Man, que era realizada todo fim de ano para seus ex-colaboradores, e lá ele teve uma conversa com o editor Shihei Hayashi, que ele chama de Sr. Hayashi, e Hayashi deu o seguinte conselho:

Desenhe o que quiser, mas faça alguma coisa, pode ser uma página de ilustração, 4 páginas de mangá ou qualquer coisa. Desenhe à vontade, solte, sem pressão, e venha me ver.” E algum tempo depois ele veio com o projeto Dandadan, que foi elogiado pelo seu editor, e a serialização pela Shonen Jump foi aprovada e explodiu!

4. Dandadan vendeu 5 milhões de cópias

Em 9 de dezembro de 2024, foi confirmado que a série de mangá Dandadan de Yukinobu Tatsu ultrapassou a marca de 5 milhões de cópias em circulação para seus 16 volumes.

A série teve um novo impulso de vendas após a adaptação de anime do estúdio Science Saru e está sendo transmitida pela Netflix e Crunchyroll. Uma segunda temporada está em produção segundo rumores.

3. Dandadan tem várias inspirações em filmes

Em entrevista para o  linternaute em 2022, o criador de Dandadan revelou que tira a inspiração para robôs, monstros, aliens, fantasmas de filmes. Ele disse que assistiu muitos filmes e isso que mais o inspira, tanto para escrever a história quanto para dirigir ela.

Ele revela que um dos filmes que assistiu foi Sharknado, onde vários tubarões gigantes são trazidos para a cidade graças a um tornado nos Estados Unidos e um cara com uma motosserra enfrenta eles. É coisa de maluco, bem ao estilo da história de Dandadan!

2. Dandadan foi criado por Yukinobu Tatsu

Yukinobu Tatsu é o artista de mangá por trás de Dandadan. Ele é conhecido por vários outros mangás e one-shots menos populares antes de Dandadan. O criador de Dandadan começou a publicar sua primeira série em 2010, quando ele só tinha 25 anos de idade, ou seja, ele tem entre 39 e 40 anos de idade em 2024.

De 2010 para cá, Yukinobu Tatsu passou por uma grande evolução em sua arte, e basta uma olhada rápida no seu mangá que isso fica evidente, especialmente na expressividade dos personagens, e ele mesmo explica em entrevista para linternaute que progrediu nesse meio tempo e toma muito cuidado em transmitir emoções dos personagens.

1. Dandadan é uma mistura de vários mangás e quase 20 anos de experiência

Além de Dandadan, Yukinobu Tatsu publicou vários outros mangás, como Fire Ball, um shonen de esportes, Renai Saibaihou, um one-shot de romance e comédia ou Yamada Kiki Ippatsu, que tem ficção, mas nenhum deles decolou.

Dandadan é essencialmente uma mistura de vários outros desses mangás do artista, numa aposta final, onde ele coloca todos seus quase 20 anos de experiência desenhando mangá, e felizmente a série virou o sucesso merecido que ele precisava.

Dandadan está disponível na Crunchyroll. A série é descrita como: “Essa é uma história sobre Momo Ayase, uma garota que vem de uma família de médiuns com poderes espirituais, e seu colega de classe Okarun, um garoto fanático pelo ocultismo e OVNIs. Os dois entram em conflito pois Momo acredita em fantasmas, mas não extraterrestres, e Okarun é o exato oposto.

A descrição continua com: “Para testar um ao outro e provar que estão certos no que pensam, Momo vai a um hospital abandonado onde um extraterrestre foi avistado enquanto Okarun vai a um túnel que dizem ter fantasmas. Para surpresa deles, cada um se depara com atividades as paranormais. Em meio a isso tudo, ambos despertam poderes!

Tag:
Editor-chefe
Seguir:
Criador do senkai.com.br, site dedicado ao universo dos animes e mangás. Atua como webmaster e analista SEO, garantindo que o site funcione perfeitamente e seja uma referência para os fãs de anime. Também é escritor, sendo responsável pela criação de conteúdo relevante e atualizado.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.