Embora muitos fãs não saibam, Eiichiro Oda, o criador de One Piece, se inspirou em vários piratas que existiram no mundo real para criar alguns dos personagens mais icônicos do anime e mangá.
O exemplo mais óbvio é o Barba Negra, mas também há figuras como Gol D. Roger e até Roronoa Zoro, e abaixo vamos conferir os principais piratas do mundo real que inspiraram One Piece.
Conteúdos
Roronoa Zoro é inspirado em François l’Olonnais
Roronoa Zoro é um dos mocinhos em One Piece, servindo como o espadachim dos Chapéu de Palha, o bando principal da série. Ele era inicialmente um caçador de pirata antes de virar um pirata.
Na vida real, Zoro foi inspirado em François l’Olonnais, um pirata francês do Caribe que atuou durante a década de 1660. Nasceu em 1630 e morreu por volta de 1669. Diferente do Zoro gentil de One Piece, o François l’Olonnais era muito mais brutal, tanto que os relatos históricos dizem que ele chegou a arrancar o coração de um espanhol e o comeu. O seu sobrenome “l’Olonnais” é pronunciando em japonês como “Roronoa”.
Jewelry Bonney é inspirada por Anne Bonny
Jewelry Bonney é uma personagem importante em One Piece, sendo a única mulher da Pior Geração, um grupo de piratas do qual Luffy faz parte. Ela tem uma fruta do diabo que permite alterar sua aparência. Tudo isso tem muito a ver com a pirata da vida real que a inspirou.
Afinal, ela foi inspirada em Anne Bonny, uma pirata irlandesa, nascida em 1702, uma das poucas mulheres piratas registradas que operava no caribe, e era conhecida por mudar completamente seu visual e se disfarçar de homem, vestindo roupas masculinas e escondendo o cabelo. Ela teria morrido em 1782.
Lafitte é inspirado por Lafitte
Lafitte de One Piece é um pirata do bando do Barba Negra. Ele era conhecido por atos de brutalidade policial, o que resultou em seu exilo do West Blue, eventualmente se juntando ao Barba Negra e subindo nas suas fileiras para se tornar capitão.
Na vida real, Lafitte era um shichibukai (corsário), um pirata francês que tinha aprovação do governo, e chegou ao posto de capitão, sendo chamado de O Terror do Golfo. Ele nasceu em 1780 e sua atividade é relatada entre 1810 e 1823. Ele voltou pro lado certo da lei em algum momento, mas foi temporário, pois o cara voltou a ser pirata de novo. Os relatos dizem que ele nunca perdeu o gosto pela luta.
Gold. Roger é inspirado por Olivier Levasseur
Gol D. Roger foi o rei dos piratas em One Piece, conhecido por ter deixado um tesouro de imensa riqueza antes de ser executado, e existe uma figura no mundo real que fez algo bem parecido.
Se trata de Olivier Levasseur, um pirata francês, nascido em 1688 e morto em 1730. Durante sua vida ele se tornou um corsário e era conhecido por sua crueldade. O mais interessante é que ele teria escondido um dos maiores tesouros da história dos piratas, estimado em 5 bilhões de reais, e deixar um criptograma para trás com pistas sobre onde achá-lo.
Alvida é inspirada em Alfhild
Alvida é uma das primeiras vilãs que o Luffy enfrenta em One Piece. Conhecida como “Clava de Ferro”, ela é uma pirata derrotada pelo Luffy e depois se junta ao Buggy, mas seu papel é bem pequeno na série.
No mundo real, Alfhild era uma escudeira e pirata que tinha uma frota de navios, e os relatos históricos dizem que ela foi uma boa pirata e se juntou a outra pirata chamada Groa para liderar um bando de piratas no mar, mas não se sabe muito além disso. Bem no estilo da personagem de One Piece.
Barba Negra é inspirado no Barba Negra
Marshaell D. Teach, o Barba Negra de One Piece, é o principal antagonista pirata, um homem cruel, com um visual bem distintivo, que é inspirado no Barba Negra da vida real. No entanto, a versão do anime não chega nem aos pés da versão do verdadeiro Barba Negra.
O Barba Negra da vida real era chamado Edward Teach, nascido por volta de 1680 e teria morrido por volta de 1718. Ele foi um pirata inglês que navegou as águas do Caribe. Seu nome se deve a sua barba, que cobria seu rosto e ele contorcia com fitas. Dizem que ele enfiava fósforos acesos sob seu chapéu para parecer mais desumano e assustador durante as batalhas. Ele foi um dos piratas mais brutais da história. A história conta que ele sofreu 20 cortes de espadas e levou 5 tiros antes de morrer.
Barba Branca é inspirado no Barba Negra também
Barba Branca foi um dos piratas mais notórias de One Piece, um ex-imperador, descrito como o homem mais forte do mundo. Ele foi um pirata gentil que serve como a contraparte do Barba Negra.
O criador de One Piece se inspirou na história do Barba Negra da vida real também para criar o Barba Branca. Como dissemos acima, o nome do Barba Negra da vida real era Edward Teach, e o Oda usou “Edward” para o nome do Barba Branca, que é Edward Newgate. Além disso, assim como o Barba Negra morreu após 20 ataques de espadas e 5 tiros, o Barba Branca também foi duro de morrer, pois foram necessário 267 cortes de espada, 152 tiros e 46 balas de canhão. Interessantemente, a palavra “Newgate” foi uma prisão muito popular em Londres, usada por 700 anos, um lugar temido, onde muitos foram executados, como o Capitão Kidd, outro pirata da vida real. Lembra Impel Down.
Leia também: 10 flashbacks em One Piece mais aguardados pelos fãs