Masashi Kishimoto, o criador de Naruto, introduziu centenas de personagens ao longo da série, e um grande problema disso foi que muitos mal receberam tempo de tela, como Sakumo Hatake.
Uma crítica comum dos fãs de Naruto é que a série deixou muito a desejar no desenvolvimento de personagens coadjuvantes, como Rock Lee ou Neji, e até mesmo membros do time principal também ficavam muito no banco, como Sakura Haruno.
De fato, a série introduziu muitos personagens, vários deles conhecidos por sua força e genialidade, mas quase não tiveram holofotes, e um dos melhores exemplos disso é Sakumo Hatake, um ninja verdadeiramente lendário.
Sakumo Hatake foi um dos ninjas mais fortes de Naruto
Sakumo Hatake foi o pai do Kakashi, um ninja experiente e poderoso que recebeu o título de “Presa Branca” pois o rastro de sua lâmina de chakra se assemelhava a uma presa. Sua reputação como ninja era tão alta que ele era considerado superior e mais forte que os Sannin Lendários.
Em outras palavras, a força de Sakumo superava a de Jiraiya, Orochimaru e Tsunade juntos, por isso ele causava mais medo que o trio, o que implica que ele realmente era muito poderoso. Ele era considerado um gênio e recebeu elogios de Minato Namikaze. Obito Uchiha também se perguntava se Minato era mais forte do que Sakumo.
Infelizmente, a série só jogou essas bombas sobre Sakumo ser extremamente poderoso, mas nunca explorou muito das habilidades dele. Sabemos apenas que ele foi um gênio e mestre espadachim. Talvez suas habilidades com espadas tenham sido as melhores de toda a série. Mas o personagem é mais lembrado por sua história trágica do que habilidades.
O que aconteceu com Sakumo?
Durante uma missão ninja, Sakumo decidiu abandonar sua missão para salvar seus amigos, mas isso era contra o código shinobi, que afirmava que a missão ficava no topo e, portanto, deveria ser a prioridade máxima dos ninjas.
Então, toda a reputação de Sakumo foi por água abaixo e passou a ser menosprezado como ninja. Até mesmo os amigos que ele salvou se voltaram contra ele. Como resultado, Sakumo entrou em uma depressão e não suportou e eventualmente se suicidou. Isso moldou Kakashi para sempre, que passou a colocar a missão acima de tudo e seguir as regras, pois ele ficou traumatizado com o que aconteceu com seu pai.
O ato de Sakumo salvar seus amigos deveria ter sido visto como nobre, mas a aldeia e seus amigos culparam Sakumo pelo fracasso da missão, o que é muito idiota e nos faz pensar como o mundo ninja opera em Naruto, onde eles levam um estilo de vida cruel, até mesmo abandonando um dos seus maiores heróis.
Felizmente, o mundo ninja acabou mudando, e a história de Sakumo certamente influencia a nova geração, pois Kakashi aprendeu que aqueles que abandonam os amigos são piores do que lixo e ele passou esses ensinamentos para o time 7. Com os valores compartilhados por Sakumo Hatake, eventualmente Naruto e Kakashi como Hokages remodelam a estrutura dos shinobi.
Veja também: Quem é Kashin Koji em Boruto? Ele é o Jiraiya?