Naruto | 5 maiores lições da série

Daniel Oliveira Por Daniel Oliveira

A série Naruto é frequentemente usada como exemplo sobre como um anime e mangá pode ensinar lições valiosas para os fãs, de lições morais até relações, mas quais são realmente as maiores lições do show?

Com trabalho duro, você consegue alcançar seus objetivos

Reprodução: Naruto

Talvez a maior lição de Naruto seja que é possível alcançar metas que lhe façam feliz caso você seja esforçado, dedicado e tenha paixão.

Naruto é completamente rejeitado por sua vila inteira e vive em meio à guerra, sem pais e sem amigos, mas ele ainda trabalha duro para realizar seu sonho, apesar de todas essas adversidades, o que é muito inspirador para os fãs.

Ninguém está sozinho e simpatia leva à compaixão

Gaara foi um dos personagens mais solitários do elenco de Naruto, até mais do que o próprio Naruto, pois ele não tinha ninguém e a única pessoa que ele achava que se importava com ele tentou matá-lo. Ele era uma pessoa trágica e cheio de ódio que passou a acreditar que estava sozinho.

Assim como o Pain, Gaara é um dos exemplos de alguém que só queria ser compreendido e aceito. Então Naruto estendeu a mão e acabou com o ciclo de dor de ambos e aqui ele ensina uma lição valiosa: simpatia leva à compaixão e ninguém está sozinho. É por isso que Naruto facilmente consegue fazer os vilões mudarem. Eles só precisam de alguém para conversar e que entendam um pouco de suas emoções.

Não ficar preso ao passado

Reprodução: Naruto

Outra grande lição presente em Naruto é sobre usar o passado para crescer e ficar mais forte ao invés de ficar preso à ele. Ficar preso ao passado significa estar cercado de arrependimentos, como Sasuke ou Kakashi.

Tsunade é um grande exemplo disso, pois desperdiçou boa parte de sua vida após a perda do seu amante, mas finalmente consegue encarar sua dor ao conhecer Naruto e criou um futuro do qual seu amante se orgulharia. A mensagem aqui é clara: encarar a dor não impossível, o destino não está definido e há maneiras de se recuperar.

As coisas não melhoram do dia pra noite

Reprodução: Naruto

Naruto mostra que é importante ser paciente e dar mais tempo pois a melhoria, seja do for, não vem da noite para o dia.

Sakura ilustra isso, pois não tinha confiança, mas Ino a compara com uma flor, afirmando que ela é apenas um broto que ainda não floresceu e que as coisas boas viriam com o tempo.

O trabalho duro supera o talento natural

Reprodução: Naruto

Embora o universo de Naruto tenha ignorado isso mais tarde conforme grandes poderes foram sendo apresentados, é uma lição valiosa que ainda funciona no mundo real.

Afinal, Rock Lee, por não ter nenhum talento natural, mostra que mesmo quem tem menos oportunidades ou recursos ainda é capaz de compensar isso com esforço contínuo. Em outras palavras, com disciplina e dedicação, é totalmente possível alcançar excelência, mesmo sem dons.

TAGGED:
Criador do senkai.com.br, site dedicado ao universo dos animes e mangás. Atua como webmaster, garantindo que o site funcione perfeitamente e seja uma referência para os fãs de anime. Também é escritor, sendo responsável pela curadoria e produção de conteúdo relevante e atualizado.