De Broly ao Freeza, Dragon Ball, o pai dos shonen, possui alguns dos melhores e mais memoráveis vilões dos animes e mangás. Cada um com suas próprias motivações e força, desempenhando papéis importantes, mas alguns são melhores escritos do que outros, e este post irá listar os 10 melhores da série.
Melhores vilões de Dragon Ball
10 – Broly
Broly, o lendário Super Saiyajin, é um dos vilões mais populares da série, mas deixa muito a desejar como um vilão por sua escrita fraca, pois ele não tinha motivação e era irracional – a única coisa que ele sabia fazer era gritar e destruir tudo pelo seu caminho como o Hulk
Broly foi inicialmente introduzido em uma trilogia de filmes, que quase não tinha envolvimento do autor, e ele era um Saiyajin muito poderoso que queria acabar com o Goku porque quando eles dois eram bebês, Goku chorava muito e o barulho incomodava Broly, o que é uma motivação patética. Ele é derrotado várias vezes e sempre retorna nos filmes. Felizmente, Dragon Ball Super trouxe Broly para o cânone, como um antagonista mais bem escrito, que acaba se tornando um aliado do Goku.
9 – Omega Shenlong
Em seguida, temos o Omega Shenlong, um vilão de Dragon Ball GT que foi usado principalmente para mostrar as consequências do uso abusivo das Esferas do Dragão, por isso seu conceito era muito interessante. Ele também era poderoso e tinha um ótimo design de personagem. As esferas são um elemento principal, com o nome da série sendo literalmente “Esfera do Dragão”, capazes de invocar Shenlong, o dragão dos desejos.
O uso descuidado das esferas ao longo de toda a série acumulou uma energia negativa em torno delas, dessa forma, nasceram os Dragões Malignos, sete dragões, com Omega Shenlong sendo o mais poderoso. Ele mostrou para Goku e sua turma o grave erro que eles cometeram ao negligenciar o uso das esferas, muitas vezes para desejos egoístas, colocando a Terra em perigo. Ele foi um dos vilões mais malignos e queria corromper todo o universo.
8 – Baby
Um dos melhores e mais interessantes vilões de Dragon Ball, introduzido no GT, é o Baby, pois ele foi uma vítima dos Saiyajins no passado e basicamente só queria vingança pelo que fizeram com sua raça. No passado, os Saiyajins enfrentaram os Tsufurujins e tomaram seu planeta e sua tecnologia, e Baby não queria nada além de reviver sua raça e exterminar os Saiyajins, pois eles eram uma raça dominadora que causava o terror pelo universo.
Baby também tinha poderes bem legais, pois ele podia invadir os corpos de outros personagens, como ele fez com Vegeta, assumindo o nome de Baby Vegeta. Nessa forma, sua força era suficiente para forçar Goku a usar o Super Saiyajin 4, uma das transformações mais épicas da franquia. O arco de Baby não é arrastado e ele é um dos poucos que não tem capangas.
7 – Goku Black
Quando introduzido, Goku Black deixou os fãs de Dragon Ball Super malucos criando teorias sobre como esse vilão surgiu, afinal, ele é uma versão maligna do Goku, com uma personalidade totalmente oposta e poderes mais fortes, e sua história não decepcionou quando foi revelada.
Goku Black é na verdade um Kaioshin chamado Zamasu, que pediu para o Super Shenlong para trocar de corpo com o Goku de outra linha do tempo, pois ele ficou com inveja da força do Goku. Então ele começou a usar esse novo corpo para executar seu plano: zero mortais. Ele iria exterminar todos os mortais dos universos pois, para Zamasu, humanos são estúpidos, maus e violentos.
6 – Os Androids
O arco dos Androids de Dragon Ball Z introduz quatro Androids principais, com os dois primeiros sendo diferentes daqueles que apareceram no futuro, mas todos criados pelo Dr. Gero para matar o Goku e estão envolvidos em todo um lance de viagem no tempo como Goku Black, com uma leve vantagem de serem mais nostálgicos.
Eles foram introduzidos numa época em que a escala de poder ainda não era tão absurda, por isso a tensão era maior, como visto quando a Android 18 humilhou Vegeta em uma luta e ele não pôde fazer nada ou quando o Android 17 enfrentou Piccolo em um dos melhores confrontos de Dragon Ball Z. Eles foram especialmente problemáticos no futuro de Trunks, onde eles mataram todos os Guerreiros Z, sem mostrar nenhum remorso, e suas personalidades eram fantásticas como vilões.
5 – Majin Boo
A saga final de Dragon Ball Z introduziu Majin Boo, um vilão cor-de-rosa, que inicialmente é apresentado em uma versão gorda e infantil, sem nenhuma motivação aparente, mas ele eventualmente assume várias formas e ganha várias personalidades e objetivos distintos.
Majin Boo tinha a habilidade de absorver outras pessoas e assumir suas formas, além de ganhar seus poderes, o que resulta em várias reviravoltas. Foi graças ao Majin Boo que vimos Goku usar o Super Saiyajin 3, por exemplo, ou a fusão Vegetto, entre Goku e Vegeta. Ele era o puro mal encarnado que proporcionou algumas das melhores lutas da série.
4 – King Piccolo
O primeiro grande vilão que ameaçou a Terra em Dragon Ball Z foi o Piccolo Damaioh. Ele estava longe de ser poderoso quanto vilões como Freeza, mas Piccolo Damaioh é um dos primeiros que leva Goku a um nível raro de raiva, desencadeando uma das primeiras grandes lutas da série, com um impacto maior no futuro da série.
Naquela época, os poderes eram mais limitados, o que significava que o autor tinha que investir mais em inteligência e estratégia, dando para Piccolo Damaioh movimentos calculados e o colocando à frente dos seus inimigos, coisa que a gente não vê em vilões como Majin Boo, por isso ele era um dos melhores vilões de Dragon Ball. Assim, ele é bem sucedido boa parte do tempo e até mata o Goku e até o Shenlong, mas no fim ele era um vilão e tinha que ser derrotado.
3 – Vegeta
No terceiro lugar, Vegeta, que é introduzido como um vilão em Dragon Ball Z mas eventualmente se torna um aliado e anti-herói, mas se perde novamente no caminho das trevas e vira um vilão mais uma vez. Vegeta é um personagem bem complicado, especialmente por conta do seu orgulho exagerado, mas isso fez dele um dos vilões mais intimidadores e interessantes.
Vegeta era um soldado do Freeza durante a saga Saiyajin, mas ele também tinha suas próprias motivações como vilão, que se tornam mais aparentes na saga seguinte, onde fica claro seu ódio por Freeza e desejo de restaurar sua raça. Depois seu arco de personagem se inclina mais para um ati-herói, com Vegeta desejando superar Goku acima de tudo, o que o leva a se tornar um vilão mais uma vez, com ele mesmo expressando a falta de ser o que era antes, um saiyajin cruel, orgulhoso e arrogante
2 – Cell
Cell é um dos melhores vilões de Dragon Ball pois ele é completamente único comparado a todos os outros vilões da série. Ele foi um adversário muito inteligente, especialmente por ter sido criado com DNA de vários outros personagens, como Goku, Freeza ou Piccolo, o que também reflete em sua personalidade, pois ele tem a astúcia de Piccolo, o sadismo de Freeza e o desejo por um bom desafio como os Saiyajins.
Vemos mais disso quando Cell cria um torneio de artes marciais e permite que os Guerreiros Z treinem para enfrentá-lo na competição, numa abordagem diferente de todos outros vilões, o que foi muito impactante na época. Com isso, ele também acabou abrindo o caminho para os Saiyajins se tornarem mais fortes.
1 – Freeza
Em primeiro lugar dos melhores vilões de Dragon Ball temos o Freeza, e a franquia dificilmente terá outro vilão tão icônico quanto ele. Freeza é o personagem mais cruel de Dragon Ball e foi o mais poderoso do universo quando introduzido. Lembro de assistir e ouvir o Kaioh do Norte desesperado dizendo algo tipo: “Meu deus, não lutem contra ele!!!”. Ele é um vilão verdadeiramente mau que encarna tudo o que Akira Toriyama temia quando ele era criança.
Freeza é um exemplo de que um vilão é mau sem um motivo específico, só por ser mau mesmo, mas isso não estraga seu personagem. Ele gosta de ser mau e usou seu poder para dominar parte do universo em um negócio interplanetário, que o conecta aos Saiyajins e isso tem várias ramificações importantes com a história de Vegeta e Goku. Freeza é um vilão carismático com uma aura esmagadora que continua sendo o mais popular da série e o fato de ele voltar sempre para a narrativa prova isso.
Relacionado:
- 10 mangakás mais ricos do Japão, ranqueados por suas fortunas
- Todos filmes de Dragon Ball, na ordem
- Dragon Ball: Por que meio-Saiyajins são mais fortes?
- 7 personagens de Dragon Ball que Goku e Vegeta nunca serão capaz de superar
O anime Dragon Ball Super está disponível na Crunchyroll.