Muitas adaptações em anime falham em retratar a história de maneira idêntica, sempre havendo mudanças na história, sejam elas pequenas ou grandes, e isso é especialmente verdade quando falamos de traços de personagens. No caso de Dragon Ball, o criador Akira Toriyama falou que o anime erra e não mostra o Goku como ele realmente é.
Quando o mangá foi escolhido para ser adaptado, era difícil consultar o autor, coisa que pode ser bem comum na indústria, e a coisa toda ficou um pouco fora das mãos do Toriyama, e ele revela que o anime fez um mudança em Goku que o deixou mais desconectado do mangá. Mas que mudança é essa?
Toriyama critica a abordagem do anime sobre Goku
Durante uma entrevista para a Wired Japan, em 1997 (disponível na Kanzenshuu), o criador de Dragon Ball revela que não ficou nada feliz ao saber que o anime retratou o Goku como um “herói”. Ele explica que Goku não luta pelo bem dos outros, mas sim só quer lutar contra caras fortes, o que é totalmente diferente. O retrato do “herói justo” deixou Toriyama insatisfeito e ele diz que acha que eles não conseguiram entender esse elemento da história.
Anos depois, no lançamento do primeiro volume de Dragon Ball Super, foi realizada uma nova entrevista com Toriyama (disponível na Kanzenshuu também), onde Toriyama diz que sente que há algo errado quando os animadores profissionais desenham Goku, e o Toyotaro concorda, afirmando que é mais difícil do que parece desenhar o Goku como o Toriyama. Isso tudo nos leva a impressão de que o autor não gosta nem da aparência do Goku e nem sua personalidade no anime.
O Torneio do Poder de Dragon Ball Super parece fazer justiça ao personagem de Goku que Toriyama sempre quis ver, pois ali o Saiyajin simplesmente coloca o destino de 12 universos ao sugerir um torneio multiversal. Isso se encaixa mais na visão de Toriyama sobre seu personagem, que tem prioridades diferentes, um aspecto que ficou muito simplificado na maior parte do anime.
Leia também: Relatório revela disputa pelos direitos de Dragon Ball após a morte de Akira Toriyama