Dragon Ball de Akira Toriyama sem dúvida marcou e continua marcando a infância de muitas crianças. O anime de batalha voltado para o público masculino abriu o caminho para vários outros clássicos populares, como One Piece e Naruto, mas Dragon Ball Z também tinha suas falhas. Entre as falhas do shonen, uma delas faz cada vez menos sentido quanto mais você pensa nela, e envolve um personagem favorito dos fãs: o Gohan.
Gohan é o primeiro filho do Goku em Dragon Ball Z, e por ele ser mestiço da raça do seu pai, os Saiyajins, e a raça da sua mãe Chichi, Terráqueos, Gohan é muito mais poderoso do que os Saiyajins puros. Ele demonstra potencial maior do que o do próprio Goku, deixando o orgulhoso Vegeta encabulado, e isso foi mostrado várias vezes ao longo da trama, como quando Gohan virou Super Saiyajin 2. Mas há um problema depois desse arco.
O grande erro de Dragon Ball Z que não faz sentido
Em Dragon Ball Z, existe uma linha do tempo 20 após os eventos da saga Cell, onde Goku e seus amigos morreram. Nessa realidade, Gohan era o único Saiyajin sobrevivente, junto com Bulma e Trunks, além de alguns personagens menores que estavam escondidos, como Yijarobe. Essa linha do tempo tem um grande furo que envolve as habilidades do Gohan mas costuma passar despercebido.
O que acontece é que Gohan consegue viver nessa linha do tempo por cerca de 10 anos após o ataque dos Androids, que matou seu pai e outros Guerreiros Z. Gohan ficou escondido treinando e ajudou Trunks a ficar mais forte mas por algum motivo o Gohan nunca saiu do nível do Super Saiyajin 1. Para você ter uma ideia, o Gohan da linha do tempo principal já tem quase a mesma idade daquele Gohan da linha do futuro, e ele tem tanta força que pode enfrentar o Goku com Super Saiyajin Deus ou Instinto Superior.
O Gohan é um prodígio. Ele treinou apenas 1 ou 2 anos na sala do tempo com o Goku e depois provou seu imenso poder ao virar Super Saiyajin 2 após ver Cell matando seus amigos. No entanto, o Gohan do futuro, que passou por coisa pior ainda e treinou por 5 vezes mais tempo, não conseguiu desenvolver nenhuma habilidade e ficou no nível do Super Saiyajin 1. A versão atual do Gohan tem uma transformação chamada Beast que é tão forte quanto o Goku com o Instinto Superior, a técnica que rivaliza com os Deuses da Destruição, então há uma discrepância muito grande de poderes entre o Gohan do futuro e o da linha principal.
Alguns fãs podem argumentar que Gohan não tinha mestre na linha do tempo do futuro para treiná-lo ou que ele não teve seu potencial liberado pelo velho kaioshin, mas isso é o menor dos problemas, pois não faz sentido imaginar que a interferência de um professor teria tanto impacto para torná-lo um dos mais fortes do universo. Em vez disso, é o próprio talento natural do Gohan que torna isso possível, e seu treinamento de 10 anos era mais do que suficiente para subir para um nível muito além do Super Saiyajin 1 e derrotar os Androids no futuro.
Dito isso, a falta de habilidade do Gohan do futuro é um grande furo de Dragon Ball Z, pois o próprio Akira Toriyama o reconhece como o Saiyajin mais forte de todos, até mesmo mais forte do que o Broly, mas ele ficou estagnado com o mesmo poder por uma quantidade de tempo muito grande e isso é algo que realmente não faz nenhum sentido.
Leia também: Relatório revela disputa pelos direitos de Dragon Ball após a morte de Akira Toriyama