Dragon Ball: Goku é um pai ruim?

Daniel Oliveira Por Daniel Oliveira

O papel de Goku como pai é duvidoso. Por um lado, ele mostra amor por seus filhos e os ajuda a ficar mais fortes – especialmente o Gohan -, por outro, ele é criticado pela ausência e falta de atenção, pois prefere batalhas e treinamentos, negligenciado seu papel paterno.

As qualidades paternas do Goku sempre foram um debate entre os fãs de Dragon Ball, pois ele realmente não parece se importar muito com seus filhos, e muitas de suas ações colocam eles em perigo. Mas a verdade é que muitas das críticas direcionadas a Goku são erradas e uma breve analise mostra isso.

Ser pai no universo de Dragon Ball é complicado

Goku sem dúvida está longe de ser um pai convencional, aquele modelo exemplar que participa do crescimento dos filhos e oferece todo o suporte que eles precisam, mas a verdade é que não há nada convencional no mundo de Dragon Ball, por isso a questão não pode ser necessariamente tratada dessa maneira.

Uma das razões para isso se deve ao fato de que Goku nunca realmente teve um pai e cresceu sozinho e por isso ele não faz a menor ideia de como ser pai. Além disso, a maioria dos Saiyajins são guerreiros frios por natureza criados como máquinas de luta e dominar planetas e talvez nunca tenham recebido amor de pai.

Com isso dito, faria muito sentido Goku ser um pai terrível em Dragon Ball, especialmente por ele ser um maníaco lutador que dedica a maior parte de sua vida as artes marciais. No entanto, apesar de tudo isso, Goku demonstrou várias vezes que é um bom pai.

As muitas vezes que Goku provou ser um bom pai

Nos primeiros arcos de Dragon Ball Z, as ações de Goku contra Raditz, Nappa, Vegeta para salvar Gohan mostram que ele é um bom pai. Em Namekusei, ele chegou na luta e ignorou completamente seus inimigos para salvar Gohan primeiro também.

O arco de Cell mostra mais uma vez que Goku é um bom pai quando ele reconhece seu erro com Gohan e se sacrifica e diz: “Você lutou muito bem Gohan, parabéns! Por favor filho, diz para sua mãe me perdoar, eu sempre fiz as coisas do meu jeito, sem ligar para ela…se cuida meu filho.” A saga Majin Boo destaca isso quando Goku diz a Gohan: “Eu gostaria muito de ter estado lá quando você se tornou um homem“.

Goku não é um pai convencional incrível, mas como descobrimos, não há razão para ele ser, mas ele ainda se importa com seus filhos. Dadas essas circunstâncias, podemos dizer que ele é um bom pai em Dragon Ball.

Relacionado:

Dragon Ball Super está disponível na Crunchyroll.

TAGGED:
Criador do senkai.com.br, site dedicado ao universo dos animes e mangás. Atua como webmaster, garantindo que o site funcione perfeitamente e seja uma referência para os fãs de anime. Também é escritor, sendo responsável pela curadoria e produção de conteúdo relevante e atualizado.
Deixe um comentário