Dragon Ball Evolution foi uma série live-action que tentou trazer Dragon Ball para as telonas, mas falhou miseravelmente, recebendo várias avaliações negativas, como um belo 2.5/10 no IMDb.
Mas, ao contrário do que a maioria dos fãs de Dragon Ball pensam, Dragon Ball Evolution acabou secretamente sendo uma das razões pelas quais a franquia Dragon Ball é tão bem sucedida atualmente.
Por que os fãs de Dragon Ball devem ser mais gratos a DB Evolution
No trigésimo aniversário de Dragon Ball, no Super History Book, de 21 de janeiro de 2016 (disponível na Kanzenshuu), Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, diz o seguinte:
A declaração de Toriyama é bastante clara. Ele não queria que a franquia terminasse com a mancha de Dragon Ball Evolution, que o irritou tanto que o motivou a voltar a escrever, nesse sentido, Dragon Ball Super veio quase como um resposta ao live-action, e reviveu a franquia, que está maior do que nunca atualmente.
Afinal, mesmo com seu anime em pausa há anos, Dragon Ball continua a franquia mais lucrativa da Toei Animation, e grande parte disso se deve ao fato que ela foi revivida à sua glória, coisa que muito provavelmente não teria acontecido sem Dragon Ball Evolution.
Com isso, apesar de ser um fracasso de filme, Dragon Ball Evolution secretamente salvou a franquia, pois Dragon Ball Super existe porque o filme foi muito ruim. A nova série limpou a mancha do live-action, tornando o anime um dos mais populares do planeta mais uma vez, com arcos arrepiantes como Torneio do Poder, técnicas como Instinto Superior, além de retornos como Broly, Freeza e muito mais.
Fonte: kanzenshuu