Introduzido no episódio 40 de One Piece, Sanji causou uma forte impressão nos fãs graças as suas habilidades com pernas e habilidades culinárias. Naquela época, Luffy não pensou duas vezes e o convidou para o bando, pois ele precisava de um cozinheiro e companheiros fortes para se aventurar na Grand Line.
Naquela época, Sanji já era um dos favoritos dos fãs, mas era só a ponta do iceberg para o personagem fantástico e bem escrito que se desenvolveria ao longo de anos – tirando sua “taradice”, que é muitas vezes exagerada.
E é pensando no Sanji que irei listar 10 curiosidades sobre o pirata dos chapéu de palha, tiradas de livros como databook, SBS ou até de conceitos iniciais do próprio autor Eiichiro Oda, que poucos fãs podem conhecer. Bora lá!
Curiosidades sobre o Sanji de One Piece
- 10. A origem do Sanji foi sugerida desde o começo
- 9. Sanji tem uma conexão com o número 3
- 8. O visual do Sanji velho no futuro
- 7. Sanji originalmente seria muito diferente
- 6. Sanji trabalharia num salão de beleza se não fosse pirata
- 5. Existe um furo de roteiro envolvendo o Sanji
- 4. Sanji seria da França
- 3. Sanji é inspirado em Steve Buscemi de “Cães de Aluguel”
- 2. Sanji comeria a Sui Sui no mi
- 1. Sanji teria outro nome muito diferente
10. A origem do Sanji foi sugerida desde o começo
No episódio 108 de One Piece, há um momento cujo verdadeiro significado passou despercebido para a maioria dos fãs: Sanji revela que ele é um príncipe!
Isso acontece no arco Alabasta, quando toda aquela trama se desenrola com Crocodile, quando Luffy havia sido preso. Foi aqui que Sanji entrou em contato com Crocodile e revelou que era um tal de “Mr. Prince”(ou “Mr. Príncipe” em português). Centenas de episódios depois descobrimos que Sanji era mesmo um príncipe, do reino de Germa, e aí vemos que Oda já planejava tudo isso.
9. Sanji tem uma conexão com o número 3
Já perceberam que o número 3 está sempre ligado ao Sanji? Por exemplo, ele é o terceiro mais forte e tem a terceira maior recompensa dos Chapéus de Palha. Ele também é o terceiro mais popular e é o terceiro filho dos Vinsmoke.
E o motivo é bem simples: 3 em japonês é “san” de “Sanji”. Além disso, “Sanji” em japonês significa “3 horas em ponto”. Pra gente que não sabe japonês isso pode até parecer uma grande curiosidade sobre o Sanji mas, talvez não pros japoneses, pois eles literalmente pronunciam “3”, por isso para eles deve ser bem óbvio e fazer mais sentido.
8. O visual do Sanji velho no futuro
Mais recentemente, no SBS 98 de One Piece, publicado fevereiro de 2021, Oda revelou duas versões alternativas do Sanji. A superior é onde tudo deu certo e a inferior é onde tudo deu errado.
Linha superior:
- 40 anos: Não sou exigente com mulheres com ou com comida.
- 60 anos: Vou pescar no All Blue.
Linha inferior:
- 40 anos: Desde que encha meu estômago, toda comida é igual.
- 60 anos: Drene o veneno no mar!!!
Na primeira (superior) Sanji é imaginado em um futuro onde tudo deu certo para ele, e Oda compartilhou esses dois visuais épicos, que a gente já sabe que é o futuro que vai acontecer. No inferior é o futuro onde as coisas dão errado para Sanji e aos 60 anos ele fica idêntico ao seu pai.
7. Sanji originalmente seria muito diferente
O visual original do Sanji era basicamente um clone de Gill Bastar, outro personagem de Wanted de Eiichiro Oda, e ele parece meio uma mistura de Zoro com o Luffy, e carregava armas, o que é bem interessante também pois o bando não tem um pistoleiro e nem alguém que carrega uma tradicional como Ben Beckman ou Yasopp.
No final o personagem acabou passando por várias mudanças, assim como Nami, que tinha um visual bem diferente também, talvez para se encaixar mais no estilo shonen para os mais jovens.
6. Sanji trabalharia num salão de beleza se não fosse pirata
No SBS do volume 76 de One Piece, lançado em dezembro de 2014, um fã perguntou qual seria a profissão dos Chapéu de Palha caso eles não fossem piratas, e Oda revela que Sanji seria um trabalhador num salão de beleza.
O fã pergunta: “Se os Chapéus de Palha não fossem piratas, quais seriam suas carreiras de escolha?” E Oda compartilha um cartão com a profissão de Sanji e dos outros membros do bando, dizendo que ele imagina que elas seriam desse jeito aí acima.
5. Existe um furo de roteiro envolvendo o Sanji
One Piece é uma série tão longa que é fácil cometer erros uma vez ou outra. Oda é conhecido por ser mestre na maneira como elaborou sua história, cheia de prenúncios, mas mesmo ele comete erros, e um deles é um furo de roteiro que envolve o Sanji.
E que furo é esse? No arco Baratie, Sanji revela que ele não sabe que aqueles que comeram frutas do diabo se tornam incapaz de nadar, mas durante o arco Thiller Bark, que veio depois, Sanji se contradiz, pois ele diz que ele sabia disso desde que era criança. Felizmente isso é um detalhe bem menor na trama que não afeta nada.
4. Sanji seria da França
No SBS 56 de One Piece, publicado em dezembro de 2009, Oda revelou para os fãs qual seria a nacionalidade dos Chapéus de Palha, e o Sanji seria direto da terra que é vista como romântica e lar de vários pratos deliciosos: França.
A pergunta foi enviada por um fã, que usou o apelido “irmão do Michael Jackson”, e ele diz: “Se One Piece fosse ambientado no mundo real, de qual país seriam os Chapéus de Palha?” e Oda respondeu dizendo: “Vou colocar apenas o que combina com a imagem do personagem“. E já que toquei no assunto, caso alguém tinha ficado curioso pra saber a nacionalidade do restante do bando, vou aproveitar pra deixar aqui embaixo também:
- Luffy: Brasil
- Zoro: Japão
- Nami: Suécia
- Usopp: África
- Sanji: França
- Chopper: Canadá
- Robin: Rússia
- Franky: Estados Unidos
- Riacho: Áustria
3. Sanji é inspirado em Steve Buscemi de “Cães de Aluguel”
Basta bater no olho nessa foto que dá pra reconhecer o Sanji. Pois é, ele foi inspirado nesse cara, que é o Steve Vincent Buscemi no filme “Cães de Aluguel” de 1992. Até o nome Vincent parece ter inspirado o sobrenome do Sanji, que é Vinsmoke.
Particularmente eu nunca vi esse filme mas fui dar uma olhada na sinopse pra ver se tinha alguma outra conexão e não achei nada. O filme basicamente é sobre seis criminosos contratados para realizar um assalto mas são emboscados pela polícia e parece que há um traidor entre eles. Tomara que o Sanji não traía o Luffy no final de One Piece!
2. Sanji comeria a Sui Sui no mi
Outra curiosidade sobre Sanji foi publicada no SBS 98 de One Piece, onde Oda revelou qual seria a fruta do diabo que o cozinheiro comeria se fosse pra ele ter uma delas, e o autor disse que seria a Sui Sui no Mi, que é a fruta que permite o usuário nadar na parede ou chão. Cá entre nós, é um poder bem inútil, mas Oda daria ele pro Sanji.
Neste SBS, Oda foi perguntado por um fã chamado PN 420-Land sobre qual fruta ele acha que Sanji comeria, e ele diz o seguinte: “Sanji comeria a Sui Sui no Mi, que permite alguém nadar através de paredes ou chão. Se dada a Sanji, se tornaria uma habilidade bem desagradável.“
Sinceramente, não consigo pensar muito no motivo para Oda escolher essa fruta pro Sanji, pois é bem fraca – e o Sanji nem usa as mãos, pois são preciosas para cozinhar. No mesmo SBS, o autor revelou que Nami teria a fruta do Enel enquanto Franky teria a fruta que cria armas, o que são ideias bem mais interessantes, mas Sanji ficou com uma nada a ver.
1. Sanji teria outro nome muito diferente
Uma das curiosidades sobre o Sanji que deixa os fãs surpresos é que o nome dele não seria esse, mas sim Naruto, mas o autor decidiu não usar esse nome, porque ele viu que o mangá Naruto do seu grande amigo Masashi Kishimoto estava pra ser lançado naquela época e ele não queria “ofuscar”.
Pra ser mais preciso, o primeiro capítulo de Naruto saiu em outubro de 1999, enquanto o Sanji foi introduzido bem antes, em junho de 1998. Isso foi revelado em 2010, no quarto databook de One Piece, chamado “Green: Secret Pieces”.
Leia também: 10 curiosidades sobre Roronoa Zoro de One Piece