Yukinobu Tatsu é o criador do popular mangá Dandadan, que ganhou uma adaptação em anime em 2024 pelo estúdio Science Saru, e hoje vamos nos aprofundar mais na história dele com 10 curiosidades.
Tatsu é um mangaká com muitos anos de bagagem na indústria, tendo criado vários outros mangás próprios, de romance à ação, muitos rejeitados, e trabalhou como assistente de outros grandes mangakás da atualidade, ganhando muita experiência.
Para os fãs quem desejam aprender mais sobre ele, neste post irei listar 10 curiosidades sobre o criador de Dandadan, confira abaixo:
10. O criador de Dandadan foi assistente no mangá Fire Punch de Tatsuki Fujimoto
Começamos nossa lista com uma curiosidade interessante: Yukinobu Tatsu trabalhou como assistente de Tatsuki Fujimoto, que é o criador de Chainsaw Man, Fire Punch, Goodbye Eri e Look Back.
Na época, Tatsu ajudou Fujimoto com Fire Punch, um mangá que saiu em 2016 e chegou ao fim em 2018, que é uma fantasia sombria. Ainda mais interessante é o fato de que esse mangá também teve outros 2 assistentes famosos, um era Kaku Yuuji, autor de Hell’s Paradise e o outro era Tatsuya Endo, autor de Spy x Family!
9. O criador de Dandadan foi assistente de Hell’s Paradise algumas semanas depois
Olha que interessante, quando o mangá Fire Punch de Tatsuki Fujimoto terminou em 1 de janeiro de 2018, naquele mesmo mês, em 22 de janeiro de 2018, era lançado o mangá Hell’s Paradise, de Kaku Yuuji, o mangaká que estava ajudando Fire Punch, e o criador de Dandadan começou a ajudar Kaku Yuuji a criar Hell’s Paradise, se tornando um dos seus assistentes também.
Aqui a gente percebe como Tatsuki Fujimoto, o autor de Chainsaw Man, foi como um mentor para o criador de Dandadan, criador de Hell’s Paradise e criador de Spy x Famly, pois ele reuniu toda essa galera para trabalhar juntos e todos eles lançaram seus próprios mangás tempos depois e se ajudaram e são todas obras de sucesso.
8. O criador de Dandadan quase desistiu de ser um mangaká
Enquanto ajudava outros mangakás como Tatsuki Fujimoto e Kaku Yuuji, o criador de Dandadan também já havia trabalhado em mangás próprios, mas nenhum deles nunca tinha decolado, ou seja, nunca tinham feito sucesso como os dos seus amigos, e vários foram rejeitados, por isso ele quase desistiu da carreira.
Yukinobu Tatsu e seu editor Shihei Lin enviaram vários projetos que foram rejeitados pelo conselho editorial da Shonen Jump.
Em uma entrevista em 2021, ao falar sobre a criação de Dandadan, o criador conta como houve um tempo em que ele não conseguia mais desenhar, dizendo que vários de seus projetos nunca eram aprovados. Ele diz que sua última tentativa era um mangá chamado “Kyonshi” mas também foi rejeitado e isso tirou sua motivação de continuar.
7. Como surgiu Dandadan
Após o criador de Dandadan ter vários projetos rejeitados pelas editoras de mangás, ele perdeu toda sua motivação, mas, certo dia ele saiu para uma festa organizada pelo criador de Chainsaw Man, que era realizada todo fim de ano para seus ex-colaboradores, e lá ele teve uma conversa com o editor Shihei Hayashi, que ele chama de Sr. Hayashi, e Hayashi deu o seguinte conselho:
“Desenhe o que quiser, mas faça alguma coisa, pode ser uma página de ilustração, 4 páginas de mangá ou qualquer coisa. Desenhe à vontade, solte, sem pressão, e venha me ver.” E algum tempo depois ele veio com o projeto Dandadan, que foi elogiado pelo seu editor, e a serialização pela Shonen Jump foi aprovada e explodiu!
6. O criador de Dandadan já sabe como será o final da história
Em entrevista para linternaute em 2022, o criador de Dandadan é questionado sobre ele ter começado a história com apenas 3 capítulos, sem saber como seria o resto, e ele é perguntado se já sabe como será o final, e o Yukinobu Tatsu responde que sim, ele já sabe como será o final de Dandadan.
“O final de Dandadan já está planejado. Mas o caminho para chegar lá ainda não está decidido. Estamos lançando as bases, pedra por pedra, discutindo com Sr. Hayashi.”
É certamente interessante pensar como o final da série já é sabido desde 2022!
5. O criador de Dandadan tem vários outros mangás
Além de Dandadan, Yukinobu Tatsu publicou vários outros mangás, e abaixo vamos listá-los com uma breve descrição.
- Seigi no Rokugou (2010): um shonen de ficção que teve apenas 2 volumes, sobre um estudante do ensino médio sem motivação e sem amigos, que é apresentado a uma IA.
- Fire Ball (2013): outro shonen, voltado para esportes, teve 5 volumes mas não decolou
- Kamisama no Iru Machi (2015): One-shot shonen, voltado para fantasia, tem só 1 capítulo
- Renai Saibaihou (2015): outro one-shot, é romance e comédia
- Yamada Kiki Ippatsu (2019: mais um one-shot, é ficção, romance, ação, acompanha um colegial encarregado de enfrentar monstros
- Dandadan (2021): o mangá mais atual, outro shonen, comédia, romance, ficção, é o seu maior sucesso até agora
Além desses mangás, tem vários outros, pois ele diz que criou dezenas de projetos, mas esses foram recusados. Ele realmente entregou tudo o que podia por isso é muito bom ver que agora ele está sendo recompensado e reconhecido.
4. O criador de Dandadan tem 39-40 anos de idade
O criador de Dandadan começou a publicar sua primeira série em 2010, quando ele só tinha 25 anos de idade, ou seja, ele tem entre 39 e 40 anos de idade em 2024.
De 2010 para cá, Yukinobu Tatsu passou por uma grande evolução em sua arte, e basta uma olhada rápida no seu mangá que isso fica evidente, especialmente na expressividade dos personagens, e ele mesmo explica em entrevista para linternaute que progrediu nesse meio tempo e toma muito cuidado em transmitir emoções dos personagens.
3. O criador de Dandadan tem um segredo para captar a atenção dos leitores
Todo o mangá Dandadan tem várias artes impressionantes que muitas vezes não conseguem ser adaptadas no anime devido seu alto nível. E o segredo para isso?
De acordo com Tatsu, com seus primeiros mangás que não foram bem sucedidos, ele aprendeu uma valiosa lição. Segundo suas palavras: “Aprendi que é fundamental captar a atenção dos leitores, guiando o olhar com linhas de força ou ajustando os centros de gravidade das pranchas.” Basta batermos o olho na arte do seu mangá que entendemos um pouco disso!
2. Yukinobu Tatsu tira inspiração de filmes
O criador de Dandadan revelou que tira a inspiração para robôs, monstros, aliens, fantasmas de filmes. Ele disse que assistiu muitos filmes e isso que mais o inspira, tanto para escrever a história quanto para dirigir ela.
Ele revela que um dos filmes que assistiu foi Sharknado, onde vários tubarões gigantes são trazidos para a cidade graças a um tornado nos Estados Unidos e um cara com uma motosserra enfrenta eles. É coisa de maluco, bem ao estilo da história de Dandadan!
1. Yukinobu Tatsu decidiu se tornar um mangaká porque não conseguiu emprego
De acordo com o criador de Dandadan, ele não conseguiu encontrar trabalho após terminar os estudos, mas ele tinha um pequeno serviço numa konbini, e ele conta que vez ou outra desenhava nos versos dos recibos. Ao ver seus desenhos, o empresário da konbini disse que Tatsu desenhava muito bem e deveria virar um artista de mangá e isso foi o gatilho para ele entrar nesse mundo.
Além disso, Tatsu revela seus primeiros passos para entrar nesse mundo, afirmando que ele escreveu um mangá para um concurso, que era uma história sobre Gundam de 100 páginas, tudo em caneta, que não imprimia muito bem, ou seja, ignorando o básico do mangá. No final ele não foi escolhido no concurso, mas a equipe do prêmio entrou em contato com ele por ficar impressionada com seus desenhos e o convidou para ser assistente em MS Gundam: Orera Renpou Gurentai, de 2007, ou seja, ele tinha 22 anos quando começou sua jornada nesse mundo.
Fontes: linternaute, alu