Por anos os fãs de Naruto usaram o nível Kage como uma referência para poderes, mas Boruto deu um enorme salto nas habilidades, deixando os fãs se perguntando se a classificação se tornou inútil.
A primeira parte de Boruto apresentou várias novas habilidades ao sistema de poder dos ninjas, como Karma, fazendo com que os Kages empalideçam em comparação.
A subida no nível de poder de Boruto
Uma crítica recorrente dos fãs de Boruto é que a série aumentou drasticamente os níveis de poder. Mesmo aqueles personagens introduzidos no final da quarta guerra já haviam tornando a maior parte do elenco inútil mas Boruto foi além disso.
Entre os novos poderes em Boruto, técnicas de espaço-tempo e absorção de ninjutsu se tornaram muito frequentes. Também há habilidades superpoderosas de divindades, como Onipotência, que basicamente é um poder que pode fazer qualquer coisa, como o dragão Shenlong de Dragon Ball.
Nesse cenário, nenhum Kage antigo ou atual tem chance, e isso é ilustrado na luta contra Momoshiki e Kinshiki, onde os cinco Kages mal conseguiram conter Kinshiki, um dos Otsutsuki mais fracos que já apareceu na história. Esse novo tipo de ameaça é verdadeiramente antagônica e superam em muito os poderes de Kages.
Como se não bastasse o fato de os novos poderes deixarem os antigos Kages no chinelo, os novos Kages nem se comparam aos seus antecessores, mais parecendo uma versão mais fraca, como Kurotsuchi, Darui e Chojo, que ainda não demonstram absolutamente nada de impressionante.
No passado, Naruto Shippuden estabeleceu padrões altos para os cinco Kages, e isso acaba ofuscando os novos Kages, especialmente porque Boruto não faz o menor esforço para ajudá-los. Chojuro, por exemplo, mal se mantem contra um bando aleatório alegando ser os Sete Espadachins da Névoa, enquanto Gaara é completamente derrotado por Urashiki, ou Kurotsuchi sendo capturada por ferramentas ninjas. O desrespeito com os Kages é muito grande e isso mostra que eles se tornaram inúteis.
O próprio Naruto, o sétimo Hokage, foi totalmente marginalizado ao ser preso em uma dimensão por vários anos, o que coloca Shikamaru como oitavo Hokage, mas ele não tem força suficiente, embora seja muito inteligente. Com isso, a classificação de Kage realmente se tornou irrelevante na narrativa de Naruto.
VEJA TAMBÉM: 7 personagens de Naruto que poderiam ter virado vilões