Tem rolado uma polêmica há algumas semanas sobre uma nova light novel japonesa chamada The Dark Brown Latina Girl Is Aiming For My Body, escrita pelo artista japonês Kiraku Kishima, pois a personagem principal da série é brasileira, e ela foi criada com a ajuda de IA (inteligência artificial).
O assunto acabou repercutindo por um motivo hilário: a IA parece ter cometido um pequeno deslize, o que acabou gerando uma reação negativa do fandom de anime no X (antigo Twitter). Mas o que aconteceu?
O problema de usar a IA
O escritor Kiraku Kishima usou IA para ajudá-lo a criar uma light novel, que é uma comédia romântica, onde um garoto do ensino médio ajuda uma garota latina estrangeira em apuros. Ela acaba se apaixonando por ele e quer se casar e ter filhos.
A polêmica começou quando os fãs notaram que o nome da garota é literalmente “Latina” e que ela é latina, já que é da América Latina (Brasil). Os fãs começaram a se questionar se havia alguma confusão aqui, já que o autor não fala português, e ele acabou indo as redes sociais, onde explicou que pediu para a IA ideias de nomes de garotas da América do Sul, e entre elas tinha “Latina” e ele achou que soava bem. Ele também diz que não fazia ideia que a palavra era usada como adjetivo para mulheres latinas.
A postagem viralizou e já conta com 17 milhões de visualizações milhões. Alguns fãs riram sobre a ideia de nomear uma personagem latina de “Latina” enquanto outros pediram para Kishima não escrever algo sobre o qual ele não entende. A série está sendo vista por muitos graças a polêmica, mas seu futuro parece que vai depender de como o autor irá retratar Latina de agora em diante.