Não tem nada pior do que acompanhar uma série de anime shonen por anos para descobrir que o final é insatisfatório, não é mesmo? Hoje, vamos conferir 5 animes shonen que tiveram finais que deixaram os fãs insatisfeitos.
Muitos autores de mangá lutam para atingir o ponto ideal entre desenvolvimento de personagens e esperança para o futuro, muitas vezes deixando um gostinho amargo.
Neste post, vamos ver algumas séries que deixaram os fãs insatisfeitos após suas conclusões, e os motivos por trás disso.
Naruto Shippuden
Um dos animes mais populares de todos os tempos, Naruto terminou em 2017, após 500 episódios. O arco final da história começa com a quarta guerra ninja, que teve momentos épicos que certamente serão lembrados para sempre, mas a narrativa está cheia de armadura de enredo e contradições, resultando em histórias questionáveis e desfechos de personagens insatisfatórios.
Parte do problema do final de Naruto está na repentina introdução de Kaguya Otsutsuki, uma vila que claramente veio de última hora, servindo como um gancho para uma sequência que exploraria mais desses Otsutsuki. A decisão é um desrespeito com o grande vilão da história: Madara Uchiha. Desenvolvimentos como a morte de Neji também são questionáveis pois contrariam a mensagem da série.
Demon Slayer
O anime Demon Slayer veio em 2019 e promete chegar ao fim nos próximos anos, pois entrou nos arcos finais da história. O final do mangá Demon Slayer é feliz para alguns, mas é insatisfatório para muitos outros. Uma das críticas dos fãs é que Kokushibo, o Lua Superior 1, tem desenvolvimento ainda melhor do que Muzan, o rei dos demônios, sendo sua luta mais série e profunda.
Além disso, a autora deu um salto no tempo de 100 anos na história, mostrando descendentes dos personagens principais, uma história que ninguém parecia ter interesse. O final é abrupto. Após a morte de Muzan, os fãs só tem alguns outros painéis com Tanjiro e sua turma antes de sua história acabar para sempre.
Nanatsu no Taizai
Lançado em 2012, Nanatsu no Taizai encerrou em 2020. O que torna o final do anime ruim é principalmente sua qualidade. Mas também há pontas soltas na narrativa e lacuna de informações que deixam os fãs confusos sobre o que aconteceu, provavelmente servindo como a base para a sequência que veio depois.
O final de Nanatsu no Taizai é arruinado pela animação, sendo no geral um arco de guerra fracassado, onde quase não há luta, e personagens importantes como Gilthunder ficam de lado. A guerra durou muito tempo mas seu desfecho foi repentino e em um ritmo questionável, terminando apenas em alguns dias.
The Promised Neverland
Lanaçado em 2016 e chegando ao fim 4 anos depois, em 2020, The Promised Neverland teve uma primeira temporada especular graças a profundidade, personagens e forma como a história foi executada. Mas, de repente, a história começa a cair sem parar.
Começa com a redenção de Norman após atos hediondos, depois tem várias outras histórias sem graça, tornando o mangá açucarado, e o final da história ficou bem óbvio. No geral, depois da primeira temporada, The Promised Neverland ficou sem graça e anticlimático.
My Hero Academia
My Hero Academia, lançado em 2014, terminou em 2024. O começo da história é interessante, pois o protagonista diz: “Essa é a história de como me tornei o maior herói de todos”, deixando os fãs ansiosos para o que viria a seguir, mas a série termina e o Deku nem era herói profissional mais.
Deku perde seus poderes, volta a ser um humano normal, sendo incapaz de virar um herói profissional, e aí ele vira um professor. Talvez o autor quis mostrar os verdadeiros heróis são os professores? De qualquer modo, o tratamento que Deku recebeu deixou os fãs insatisfeitos, levando My Hero Academia para a lista de animes com finais ruins.
My Hero Academia está disponível na Crunchyroll.