10 mangakás mais ricos do Japão, ranqueados por suas fortunas milionárias!

Daniel Oliveira Por Daniel Oliveira

As carreiras de mangakás podem ser muito legais, pois os artistas podem ganhar muito dinheiro enquanto criam mundos e personagens que se tornam favoritos de fãs. O CBR listou quem são os mangakás mais ricos do mundo, mas pontua que saber exatamente suas contas bancárias é difícil, pois suas vidas são privadas e nem sempre suas séries recebem o que valem.

10 – Hirohiko Araki

Patrimônio líquido estimado: 13-15 milhões de dólares

Na décima posição aparece o criador de de Jojo’s Bizarre Adventure, um dos animes shonen mais populares, cujo mangá vendeu cerca de 120 milhões de cópias, além de ter gerado uma franquia de mídia, incluindo videogames e light novels.

9 – Takehiko Inoue

Patrimônio líquido estimado: 12-20 milhões de dólares

Na nona posição, temos o Takehiko Inoue, autor de Slam Dunk, uma série clássica de esporte que, especialmente no Japão, que popularizou o esporte do basquete entre os jovens japoneses. A série vendeu mais de 170 milhões de cópias.

8 – Masashi Kishimoto

Patrimônio líquido estimado: 25-27 milhões de dólares

Na oitava posição, temos o criador de Naruto, Masashi Kishimoto, cujo mangá vendeu cerca de 250 milhões de cópias em todo o mundo. A série expandiu para filmes, light novels, videogames e cartas. Seu patrimônio parece pouco comparado a outros da lista.

7 – Yoshihiro Togashi

Patrimônio líquido estimado: 30 milhões de dólares

Na sequência temos Yoshihiro Togashi, o autor de Hunter x Hunter, que aparece na frente de Kishimoto. O mangá Hunter x Hunter vendeu cerca de 84 milhões de cópias. A franquia também tem álbuns de áudio, videogames, musicais e outras mídias. Ele também é autor de YuYu Hakusho, que tem 50 milhões de cópias, e também ganhou videogames e outros produtos.

6 – Tite Kubo

Patrimônio líquido estimado: 40-56 milhões de dólares

Em sexto lugar temos o autor de Bleach, Tite Kubo, cujo mangá vendeu mais de 130 milhões de cópias no mundo todo. A série foi a quinta franquia de anime mais vendida de Tokyo em 2019. Existem vários jogos baseados no mangá e anime, musicais e live-action. Dessa forma, Kubo é um dos mangakás mais ricos do mundo.

5 – Hajime Isayama

Patrimônio líquido estimado: 45-46 milhões de dólares

Entrando no top 5, temos o Hajime Isayama, autor de Attack on Titan. Seu mangá vendeu mais de 140 milhões de cópias. Existem várias adaptações de videogames, live action, atrações, musicais, filmes e etc. Na época do lançamento, Kodansha creditou Attack on Titan pelo primeiro aumenta da receita da empresa em 18 anos.

4 – Gosho Aoyama

Patrimônio líquido estimado: 50 milhões de dólares

No quarto lugar temos Gosho Aoyama, que é o autor de Detective Conan, que não é muito popular no Brasil, mas é febre lá fora. Seu mangá tem incríveis 270 milhões de cópias vendidas, sendo o terceiro mais vendido de todos os tempos. A série ganhou videogames, discos, live-actions.

3 – Akira Toriyama – Patrimônio líquido estimado: 55 milhões de dólares

Na terceira posição temos Akira Toriyama, o autor de Dragon Ball, o pai dos shonen, cujo mangá vendeu cerca de 260 milhões de cópias. E a série é uma das mais lucrativas da Toei Animation apesar de seu anime estar pausado há anos. Mas a verdadeira fonte do dinheiro da franquia vem dos jogos. Só o jogo Dragon Ball Z Dokkan Battle registrou 3 bilhões de ienes em 2023. A franquia toda vale cerca de 24 bilhões de dólares, fazendo de Toriyama um dos mangakás mais ricos do mundo.

2 – Rumiko Takahashi

Patrimônio líquido estimado: 60-70 milhões de dólares

Na segunda posição temos Rumiko Takahashi, que teve vários trabalhos, como Urusei Yatsura, Ranma 1/2 e Inuyasha, com cerca de 200 milhões de cópias vendidas em suas obras e é uma das artistas mais conhecidas e ricas do Japão. Embora sua franquia não seja mais valiosa do que Dragon Ball, é estimado que seu patrimônio líquido varie entre 60 e 70 milhões de dólares.

1 – Eiichiro Oda

Patrimônio líquido estimado: 200-230 milhões de dólares

Em primeiro lugar na lista de mangakás mais ricos do Japão, temos Eiichiro Oda, autor de One Piece, um dos shonen mais velhos e populares do mundo. O mangá tem 516 milhões de cópias vendidas. A série recebeu estabeleceu o recorde mundial de “maior número de cópias publicadas por um mesmo autor” e é o mangá e história em quadrinho mais vendido do mundo. One Piece também tem jogos, todos os tipos de merchandising e mídia, como jogo de cartas. Recentemente lançou seu live-action, que foi bem sucedido, o que deve aumentar a fortuna de Oda mais ainda.

Fonte: CBR

Criador do senkai.com.br, site dedicado ao universo dos animes e mangás. Atua como webmaster, garantindo que o site funcione perfeitamente e seja uma referência para os fãs de anime. Também é escritor, sendo responsável pela curadoria e produção de conteúdo relevante e atualizado.
Deixe um comentário