10 curiosidades sobre o Goku de Dragon Ball

Goku de Dragon Ball certamente é um dos maiores protagonistas shonen dos animes e foi pensando nele que o senkai.com.br vai separar abaixo 10 curiosidades sobre o Saiyajin que poucos fãs conhecem:

10 – Goku não foi criado para ser um herói

Reprodução: Dragon Ball

O Goku tem muita aquela imagem do herói, porque ele sempre salva a Terra e os mais fracos, mas os fãs de Dragon Ball serão surpreendidos ao saber que o autor Akira Toriyama não projetou Goku assim.

Ele ficou irritado com o anime pela maneira como eles retratam o Saiyajin como uma pessoa bondosa pois em sua visão original o Goku é apenas alguém que gosta de lutar e não se importa com atos heroicos. Os fãs que acompanharam Dragon Ball Super viram um pouco disso quando Goku colocou todos universos em risco apenas para se divertir em um torneio universal enfrentando caras fortes.

9 – Goku é baseado numa lenda chinesa

Reprodução: Dragon Ball

No Brasil temos muitas lendas, como a do Saci Pererê ou Mula sem cabeça, e é assim em todos os países do mundo. Apesar de japonês, o criador de Dragon Ball se inspirou numa lenda da China para criar o Goku, que é a lenda de Sun Wukong, o rei macaco, que é o principal personagem de uma história chinesa chamada “Jornada ao Oeste”. Essa história é bem parecida pois o protagonista é um macaco e o Goku originalmente também seria um macaco.

Além do protagonista, a história também tem um semelhança bem interessante em relação as esferas do dragão, pois em Jornada ao Oeste, um monge viaja para a Índia em busca de escrituras sagradas, que são como a jornada em busca das esferas do Dragão. E o macaco era acompanhado por dois amigos, sendo um deles um porco, que é como o Oolong da série clássica de Dragon Ball.

8 – A aparência do Goku seria muito diferente

Visual original do Goku – Reprodução: Dragon Ball

Continuando ainda um pouco dessa história da origem de Dragon Ball, Goku era literalmente um macaco nos primeiros rascunhos do autor, assim como o personagem de Jornada ao Oeste. Entretanto, ele foi aconselhado a mudar a aparência do personagem para deixar mais relacionável com o público.

Além disso, para evitar problemas com direitos autorais, porque realmente estava bem parecido com a lenda chinesa original. Então o Toriyama foi modificando o visual do Goku até chegar ao que a gente conhece hoje.

7 – Goku só matou 2 vilões em Dragon Ball Z

Reprodução: Dragon Ball

Em Dragon Ball Z, a série introduz mais vilões do que a franquia nunca havia introduzido antes, mas surpreendentemente Goku só mata 2 deles. Um dos motivos é que Goku foi cada vez mais se tornando naquele protagonista bondoso que perdoa seus inimigos – em partes porque ele simplesmente deseja enfrentá-los novamente. Os dois vilões que Goku mata em Dragon Ball são: Yakkon e Kid Boo.

O Yakkon era um vilão meio secundário da saga Majin Boo. Pra quem não lembra dele, ele se alimenta de energia, mas acaba morrendo quando Goku vira Super Saiyain, pois era energia demais para dar conta. O outro é o Kid Boo, que foi morto com a Genki Dama, com energia de todos da Terra. Goku podia ter matado Freeza mas perdoou ele e mais tarde o tirano foi morto por Trunks. Já o Cell foi morto pelo Gohan.

6 – O significado do verdadeiro nome de Goku, Kakarotto

Reprodução: Dragon Ball/ Toei Animation

Uma curiosidade verdadeiramente curiosasobre o Goku, assim como os outros Saiyajins de Dragon Ball, seu nome é inspirado em um vegetal. O verdadeiro nome do Goku é Kakarotto, que vem de Carrot, que é cenoura. O do Vegeta da pra ter uma ideia por si só, porque vem de “Vegetal”.

Toriyama contou que ele olhou pra uma geladeira e teve essas ideias. Os vegetais que iam dentro da geladeira seriam nome de Saiyajins e outras coisas como manteiga também seriam usados para outros personagens. O nome do Butter das forças Gyniu, por exemplo, vem de Butter em inglês, que é manteiga. Não satisfeito ele decidiu que a geladeira seria o Freeza, que vem de “Freezer”, e faz muito sentido, porque é como se a geladeira fosse o chefão no controle de tudo.

5 – Idade, altura, peso e aniversário

Reprodução: Dragon Ball

4 – Goku só ganhou 1 torneio de artes marciais

Reprodução: Dragon Ball

Sabemos que o Goku é fascinado por lutas e participou de vários torneios mundiais ao longo de Dragon Ball, mas surpreendentemente ele só ganhou um torneio, e foi contra o Piccolo, no vigésimo terceiro (23) torneio mundial de artes marciais. O torneio anterior ele perdeu para o Tenshinhan.

O próximo torneio (24) aconteceu após os eventos de Cell e Goku estava morto naquela época. Depois ele volta no vigésimo quinto mas o torneio é interrompido.

3 – A luta final da vida do Goku

Reprodução: Dragon Ball

Existe uma história paralela de Dragon Ball, que não é canônico, que mostra a luta final do Goku, e ela é contra o Vegeta. Isso acontece em Dragon Ball Online e aqui Goku e Vegeta estão velhos e decidem ter uma luta final antes de morrerem de velhice. Eles vão para um lugar distante da Terra e então começam sua batalha.

Vários anos depois a Terra sente uma onda de explosão imensa que aconteceu em algum lugar. Eles não sabem de onde veio aqueles mas fica assumido que foi da luta final do Goku e Vegeta. Essa é uma história que não está no mangá e não deve ser considerada. Mas o que você pensa desse final?

2 – Goku tem um feriado no Japão

Fãs de Dragon Ball celebrando o dia do Goku no Japão

Goku tem um feriado no Japão, que é um dia especial comemorado todo 9 de maio, e o motivo é bem simples: 9 de maio é escrito assim no Japão: 5/9, e 5 em japonês significa “Go” enquanto 9 significa “ku”. Ou seja, eles leem 5/9 literalmente como “Goku”.

Devido a isso, foi criado em 2015 um feriado oficial no Japão chamado “Goku Day”, que é registrado pela Japan anniversary Association desde 2025.

1 – Goku é loiro por “preguiça” dos autores

Reprodução: Dragon Ball

Outra curiosidade sobre o Goku que poucos fãs de Dragon Ball conhecem é que a transformação Super Saiyajin do Goku é loira por um motivo hilário. Ao falar sobre a criação do mangá, Toriyama diz que deu a transformação loira para o Goku porque no mangá eles tinham que pintar o cabelo de preto o tempo todo e isso era muito trabalho para ele e para seu editor na época.

Como sabemos, o mangá é em preto e branco, então se o cabelo for preto, ele tem que pintar de preto. Mas e se for loiro? Aí não será mais necessário pintar de preto, basta deixar em branco, e foi basicamente isso que aconteceu.

Leia também:

O anime Dragon Ball está disponível na Crunchyroll com legendas em português.

Não deixe acompanhar o site no Twitter/X e Facebook para ficar ligado nas últimas notícias sobre anime e mangá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Daniel Oliveira
Daniel Oliveirahttps://senkai.com.br/
Criador do site, dedicado ao universo dos animes e mangás. Atua como webmaster e escritor, garantindo que o site funcione e seja referência para os fãs.

RELACIONADOS