Afinal, o Goku é um protagonista ruim em Dragon Ball?

Daniel Oliveira
5 min de leitura

Goku é um dos personagens mais populares do planeta Terra, pois ele é o protagonista de Dragon Ball, o pai dos animes shonen. Essa série criou tropos como transformações, sistema de poder, torneios, protagonista bondoso e muito mais.

No entanto, apesar de Dragon Ball e seu protagonista Goku serem tão amados, uma das discussões mais acaloradas dos fãs é a respeito do Goku na verdade ser um protagonista ruim e eles listam alguns motivos principais para isso.

As principais críticas dos fãs sobre Goku ser um protagonista ruim

Uma das maiores críticas a respeito do Goku em Dragon Ball é sobre sua personalidade não ter mudado nada desde quando ele era uma criança. Há quem o chama de estúpido porque ele continuou muito infantil e aparentemente sem graça.

Além disso, outros fãs argumentam que Goku continuou repetindo erros do passado, como dar semente dos deuses para os vilões, e muitas outras de suas ações são questionáveis, como aparentemente ser um pai ruim. Outros fãs também apontam que o desejo de Goku por lutar ser colocado acima de tudo e do bem estar e outras pessoas é outro grande problema do personagem.

Essas críticas fazem sentido?

Goku na verdade é um excelente protagonista, e nenhuma dessas críticas pode desqualificar seu impacto e relevância. Sim, ele é um personagem um tanto simples, mas isso não o torna menos cativante. Afinal, não há regra universal que afirme que um protagonista precisa ser cheio de complexidade para ser bom.

Um dos aspectos mais marcantes do Goku é justamente sua infantilidade, uma característica que vem desde os primórdios de Dragon Ball, que muitas vezes é subestimada por novos fãs. Esse traço é intencional do autor e reflete a natureza pura e despretensiosa do Saiyajin, e isso é algo que é fácil de identificar em outros protagonistas, como Luffy, que é modelado com base no Goku ao falarmos de sua personalidade.

O autor Akira Toriyama também consegue combinar perfeitamente a infantilidade e burrice do Goku com uma postura mais séria, equilibrando sua personalidade mais simples com um grande senso de responsabilidade quando necessário. O arco Freeza de Dragon Ball Z mostra isso perfeitamente quando Goku deixa a brincadeira de lado para superar o vilão. Outro exemplo é quando Goku descobre o que Zamasu fez com Chichi e Goten em outra linha do tempo.

Talvez o grande problema do Goku seria dar mais de uma chance para os vilões, mas mesmo isso pode ser explicado, pois ele é um personagem que foi construído com os traços de gentileza e compaixão e isso faz parte do seu ser. No final, isso também não é suficiente para classificá-lo como um protagonista ruim, pois está longe de diminuir o personagem que ele é.

As alegações de Goku ser um pai ruim também estão longe da verdade. Goku nunca teve um pai e cresceu sozinho, por isso poderíamos argumentar que ele não é um pai ideal, mas Goku ainda ama muitos seus filhos e sua esposa e morrerá por eles. O momento que Goku se sacrifica contra Cell mostra isso, onde eles diz: “Ei, você lutou bem, Gohan. Estou orgulhoso de você. Cuide da sua mãe para mim.” Outro momento memorável é quando Goku se despede do Gohan para enfrentar Super Boo, onde ele diz: “Filho, gostaria muito de estar lá quando você se tornou um homem.

Já o desejo de Goku de ficar mais forte nunca é feito com as intenções erradas. Ele quer enfrentar caras fortes e não liga muito em ser um herói, mas ele não tem a intenção de colocar seus entes queridos em perigo, e ele mesmo diz para Jiren: “Eu não sou nenhum herói da justiça ou algo assim, mas qualquer um que tentar machucar meus amigos vai pagar.” De fato, Goku se sacrifica algumas vezes para salvar a Terra para salvar seus amigos. Isso deixa bastante evidente que Goku se importa muito com aqueles que ama e irá tentar protegê-los

Relacionados: As 10 maiores lutas que Goku perdeu no mangá

Comenta aqui abaixo e acompanhe-nos também no Twitter/X e Facebook para ficar ligado nas últimas notícias sobre anime e mangá!

Seguir:
Criador do senkai.com.br, site dedicado ao universo dos animes e mangás. Atua como webmaster e analista SEO, garantindo que o site funcione perfeitamente e seja uma referência para os fãs de anime. Também é escritor, sendo responsável pela criação de conteúdo relevante e atualizado.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *