anime
Isso aconteceu no arco final de Demon Slayer, quando a luta contra Muzan está no clímax. Após o rei dos demônios ficar gravemente ferido, ele toma o corpo do Tanjiro, e o garoto temporariamente vira o rei dos demônios.
Antes de Demon Slayer, a criadora lançou um short chamado Kagarigari, onde tem o primeiro protagonista, que é usado como uma base para Tanjiro. Ele era mais sombrio, frio e buscava vingança acima de tudo, sem comédia ou brincadeiras.
Os brincos do Tanjiro são um detalhe importante na trama. No mundo real esses brincos também possuem uma história pois eles foram censurados na Coreia do Sul, pois o brinco lembra a bandeira do sol nascente japonesa, e essa bandeira é vista negativamente em países como Coreia do Sul e países asiáticos, pois é um símbolo das guerras entre Japão e esses países.
Tanjiro passou por algumas mudanças sutis em seu visual, como o fato de ele não ter cicatriz na testa. Além disso, ele não tinha os brincos hanafuda. Ele também tinha uma aparência mais andrógino, ou seja, com traços de homem e mulher.
Quando o mangá Demon Slayer terminou, foi realizada uma pesquisa de popularidade, e o primeiro lugar ficou com Zenitsu, que alcançou 17.451 votos, enquanto o segundo ficou com Giyu Tomioka com 13.281 votos, o terceiro ficou com Muichiro, o Hashira da névoa, com 11.948, e Tanjiro vem em quarto com 9.045.